Nesta quinta-feira (5), as chuvas enfraquecem na maior parte das regiões de Santa Catarina. As tempestades que causaram enchentes e deixaram estragos no Vale do Taquari provocaram 51 mortes.
O número foi atualizado após o Instituto-Geral de Perícias confirmar a identidade de mais uma vítima.
Trata-se de uma mulher que foi localizada no município de Bom Retiro do Sul e que constava como desaparecida em Lajeado. Agora são sete desaparecidos.
Até as 9h30 da manhã desta quinta-feira, os registros oficiais indicavam 3.130 pessoas resgatadas, 108 munícios afetados, 5.216 desabrigados, 22.283 desalojados e 943 feridos.
Segundo a Defesa Civil do Santa Catarina, nesta quinta-feira, o tempo segue instável, com predomínio de nebulosidade e chuvas rápidas, entretanto, a chuva aparece com intensidade fraca, sem potencial para danos.
Entre sexta-feira (06) e domingo (08), a instabilidade volta a ganhar força no estado, com chuvas intensas no fim de semana. E, por isso, há risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.
Especialmente, entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado, existe risco alto para temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.
A partir da manhã da segunda-feira, a instabilidade deve sestar afastada do estado, mas ainda com risco para deslizamentos devido ao encharcamento do solo.
Meio Ambiente Brasília 05/10/2023 - 14:05 Samia Formiga Mendes / LP Oussama El Ghaouri Santa Catarina quinta-feira, 5 Outubro, 2023 - 14:05 1:42Radioagencia