Este foi o 11º título do estado desde 2006, ano no qual o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) organizou a primeira edição dos Paralímpicos do Futuro, evento que ocorreu até 2007 e antecedeu as Paralimpíadas Escolares, nome adotado a partir de 2009. Em 2023 a segunda posição ficou com Santa Catarina, enquanto o estado de Minas Gerais terminou no terceiro lugar.
🥁🥁🥁
Com vocês, os campeões das Paralimpíadas Escolares!
🥇 São Paulo
🥈 Santa Catarina
🥉 Minas Gerais
🤝 E a delegação do Rio Grande do Sul levou o troféu de confraternização. Parabéns, galera! pic.twitter.com/ODTrhnp7IC— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) December 1, 2023
"O Comitê Paralímpico Brasileiro agradece aos profissionais e integrantes das equipes participantes. Eles estiveram conosco ao longo do ano, aproximando o esporte das crianças e adolescentes. Batemos um recorde de participantes em 2023, e em 2024 queremos superar este número", declarou o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira.
Na atual edição, o evento contou com presença de medalhistas internacionais de 2023 como Vinicius Quintino e Luiz Calixto. Além disso, o evento reuniu atletas que estão iniciando suas trajetórias esportivas e outros que estão transitando para o alto rendimento.
Agencia Brasil