A produção é feita através de um eletrolizador de 2,5 MW, que tem capacidade para gerar 350 toneladas de hidrogénio renovável por ano para uso industrial. Este pode ser utilizado como matéria-prima para o fabrico de produtos com menor pegada de carbono.
O hidrogénio renovável também é utilizado na plataforma logística do Parque Tecnológico de Abanto Zierbana, situado a 1,5 quilómetros de Bilbau, como propulsor dos autocarros e do transporte pesado.
O arranque deste eletrolizador assinala um marco no caminho da Repsol para as zero emissões líquidas, no qual a transformação dos seus centros industriais desempenha um papel fundamental. Neste sentido, a Petronor contará nos próximos anos com outros dois eletrolizadores, de 10 MW e de 100 MW de capacidade.
Além deste, a Repsol instalará outros eletrolizadores nas imediações dos seus restantes centros industriais na Península Ibérica. O eletrolizador localizado em Cartagena terá uma capacidade de 100 MW e o de Tarragona, de 150 MW, será o maior de Espanha.
A Repsol é o primeiro produtor e consumidor de hidrogénio em Espanha. Atualmente produz nos seus complexos industriais cerca de 360.000 toneladas de hidrogénio por ano.
Noticias ao minuto