Segundo o regulamento da World Aquatics (Federação Internacional de Natação), as equipes que conquistarem medalhas no Mundial de Fukuoka (Japão) e as que garantirem um dos 13 melhores tempos nos Mundiais de Fukuoka e de Doha se classificarão para os Jogos de Paris.ALERTA DE VAGA OLÍMPICA! 🚨
A natação brasileira garantiu mais duas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Após o primeiro dia da modalidade no Mundial em Doha, os dois naipes do revezamento 4x100m livre estão confirmados na disputa por medalhas. Parabéns! 🏊♀️💚💛 pic.twitter.com/qXtNemF4Jj— Time Brasil (@timebrasil) February 11, 2024
Após a realização das finais das provas na manhã deste domingo, os dois times brasileiros garantiram um dos 13 melhores tempos e "carimbaram o passaporte" para Paris 2024. A equipe feminina encerrou a disputa em Doha na 6ª colocação com a marca de 3min40s56. Antes, em Fukuoka, Ana Vieira, Maria Fernanda Costa, Stephanie Balduccini e Aline Rodrigues, haviam alcançado o tempo de 3min38s99, nas eliminatórias, o que foi suficiente para a classificação.
"Tentamos vir melhor. Estamos felizes de chegar à final e conseguimos garantir o Brasil em Paris", declarou Ana Carolina Vieira.
Já o time masculino não chegou nem a nadar em Doha, mas garantiu a vaga pelo desempenho de Fukuoka, quando Guilherme Caribé, Marcelo Chierighini, Felipe Souza e Victor Alcará fizeram o tempo de 3min13s82.
Agencia Brasil