Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Auto

Acabou-se a bateria no automóvel? Saiba como ligá-lo

Para além dos percalços a que os condutores estão sujeitos, há ainda situações que podem impedir que os mesmos cheguem sequer a arrancar.


Esta situação, que pode gerar algum atraso para os compromissos marcados, acontecem muitas vezes quando o condutor se esquece de desligar as luzes ou quando, por exemplo, a temperatura exterior é muito baixa.

Mas para os condutores que forem surpreendidos com esta situação alguma vez, há uma solução: para a qual irá precisar de de um outro veículo e de carros auxiliares. A Auto Doc Club elaborou uma série de conselhos e formas de pôr este arranque em prática, que deixamos abaixo.

Em primeiro lugar, a segurança

Mas quais os veículos a que 'não deve' pedir ajuda?

Mas, depois disto, é seguro arrancar?

Segundo o site, é preciso examinar o comportamento do motor, por forma a perceber se há ou não fissuras na bateria ou se os fios estão cobertos com sujidade - o que não deve acontecer. É também aconselhada uma inspeção aos fios do alternador, já que se estiverem rachados é "provável" que a tensão não chegue aos terminais da bateria. "Nesse caso, ligar o automóvel com outra bateria não fará sentido, uma vez que a bateria do veículo de arranque ficará imediatamente descarregada", explicam.

Os especialistas referem ainda que devem ser ligados também os "seus faróis, luzes laterais e iluminação de ambiente". "Se estes ligarem e estiverem brilhantes, isso significa que a bateria não é o problema, e o arranque não irá ajudar a ligar o automóvel. Se os dispositivos listados acima não ligarem e a buzina também não funcionar, então a bateria está descarregada. Por vezes, a luz fraca das lâmpadas é sinal de carga baixa da bateria", lê-se.

O site explica, ainda, que sendo possível deverá ser medida a voltagem nos terminais da bateria. "Se for superior a 12.6 V, então a bateria está em ordem, e tem de procurar por um mau funcionamento em outros componentes e montagens, tais como, o motor de arranque, o motor de arranque do solenóide, o interruptor de ignição, etc", explicam.

Em última instância, veja ainda se vem um cheiro forte do combustível debaixo do capô - em caso afirmativo, não tente arrancar, já que poderá haver um incêndio.

Os passos a seguir

Leia Também: Tesla quer começar a entregar Roadster já no próximo ano

Noticias ao minuto

Auto

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!