A capacitação inclui o ensino de técnicas apropriadas para dar banho, trocar a roupa de doentes acamados e pessoas recém-operadas e auxiliar na alimentação e na higiene bucal.
Notícias relacionadas:
- Em 2021, nove em cada dez cuidadores em São Paulo eram mulheres.
- Mães são maioria entre cuidadoras de pacientes com doenças raras.
- Furnas abre inscrições para Curso Cuidador destinado a refugiados.
Para se inscrever, é preciso ter feito o ensino fundamental e idade acima de 18 anos. As inscrições devem ser feitas neste link. Já participaram da capacitação mais de 4.100 pessoas.
Com carga horária de 160 horas, as aulas serão dadas de 2 de maio a 29 de junho, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, e em uma quarta-feira no mês de junho. O curso será realizado no bairro do Méier, zona norte do Rio, próximo da estação de trem.
Os alunos que concluírem o curso com frequência de 75% receberão certificado profissional.
Profissão em alta
Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, de 2007 a 2017, o número de cuidadores regularmente empregados subiu de 5.263 para 34.051, com crescimento de 547% em uma década.
Furnas destaca que o o aumento de profissionais e a evidência adquirida pelo setor devem-se ao envelhecimento da população brasileira e à atenção aos pacientes que tiveram covid-19.
*Estagiário sob supervisão de Akemi Nitahara
Agencia Brasil