Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Meio Ambiente

Incêndios na Amazônia produziram 31,5 mi de toneladas de CO2

Os incêndios que queimaram quase 2,5 mi de hectares na Amazônia, entre junho e agosto deste ano, emitiram 31,5 mi de toneladas de gás carbônico na atmosfera.


Os incêndios que queimaram quase 2,5 mi de hectares na Amazônia, entre junho e agosto deste ano, emitiram 31,5 mi de toneladas de gás carbônico na atmosfera. É quase o total de poluentes que um país como a Noruega leva um ano inteiro para emitir: 32,5 mi.

Os dados divulgados nesta terça-feira (17) são do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Os recentes incêndios em florestas, campos e pastagens na Amazônia aumentaram as emissões de gases de efeito estufa em 60%, entre junho e agosto, em comparação ao mesmo período do ano passado. Se considerada apenas as áreas de floresta, a emissão é mais que o dobro do emitido pelas queimadas em 2023.

E mesmo quando o fogo terminar, as emissões de gases de efeito estufa continuam. A estimativa é que, na próxima década, entre 2 e 4 mi de toneladas de CO2 poderão ser emitidas por causa da decomposição da vegetação atingida neste ano. É a chamada "emissão tardia", mesmo que invisível.

De acordo com os pesquisadores, o aumento das emissões pode impactar negativamente na redução do desmatamento dos últimos meses. É que a floresta degradada pelo fogo se torna mais suscetível a outros incêndios, mantendo um ciclo de degradação dos biomas a cada ano.

© Mayangdi Inzaulgarat/Ibama

Meio Ambiente Aumento de emissão de gases do efeito estufa foi de 60% São Luís 17/09/2024 - 16:37 Nadia Faggiani/ Izabella Silveira Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional Amazônia incêndio Amazônia gás carbônico CO2 queimadas terça-feira, 17 Setembro, 2024 - 16:37 80:00

Radioagencia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!