As datas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 estão definidas para os dias 3 e 10 de novembro. Este ano, o número de inscritos ultrapassa 5 milhões, marcando o maior registro desde 2020. No primeiro dia de provas, os participantes enfrentarão a redação, além de 45 questões de linguagens, sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, e 45 questões de ciências humanas. Já no segundo dia, os candidatos responderão a 45 perguntas de matemática e 45 de ciências da natureza. Os horários para a aplicação das provas seguem o fuso horário de Brasília. Os portões abrirão ao meio-dia e fecharão às 13h.
A prova começará às 13h30, com a possibilidade de saída sem o caderno de questões a partir das 15h30 e saída com o caderno a partir das 18h. O término da prova no primeiro dia está previsto para as 19h, enquanto no segundo dia, a finalização ocorrerá às 18h30. Os locais onde as provas serão realizadas serão informados no cartão de confirmação de inscrição, que estará disponível aproximadamente duas semanas antes do início do exame. Os candidatos poderão acessar essa informação na página do participante, utilizando o login do gov.br, que requer CPF e senha.
O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 20 de novembro, enquanto os resultados com as notas individuais dos candidatos estarão acessíveis a partir de 13 de janeiro de 2025. Os participantes poderão consultar suas notas na Página do Participante e, com base nelas, realizar inscrições no Sisu e no ProUni.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
jovem pan