Companhias aéreas do Brasil estão mobilizando suas tripulações gaúchas para os voos de reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que retoma suas atividades nesta segunda-feira, 21 de outubro. O terminal ficou fechado por cinco meses e meio devido a uma inundação. Embora a reabertura oficial tenha ocorrido na última sexta-feira, as operações começam hoje, com um funcionamento inicial de 70% da capacidade. O primeiro voo a decolar será da companhia Azul, que partirá de Viracopos, em Campinas, às 6h30, com chegada prevista em Porto Alegre às 8h10. O copiloto Henrique Schneider, que atuou como voluntário durante as enchentes, expressou seu desejo de participar deste voo simbólico, sendo ele e o piloto ambos gaúchos.
A Gol também se prepara para seu voo inaugural, que sairá de Congonhas, em São Paulo, às 7h, com previsão de pouso em Porto Alegre às 8h45. A tripulação, composta por gaúchos, estará a bordo de uma aeronave que exibe uma pintura especial em homenagem à cultura do Rio Grande do Sul. A Latam, por sua vez, programou o voo LA3952, que decolará de Congonhas às 7h30 e deverá pousar em Porto Alegre às 9h30, com toda a tripulação originária do estado. O aeroporto havia sido fechado em 3 de maio, quando as águas invadiram a pista, e desde 15 de julho, o terminal já estava em funcionamento para embarques e desembarques, embora as aeronaves estivessem operando a partir da base aérea de Canoas.
As primeiras rotas a serem retomadas conectarão Porto Alegre a cidades como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Brasília. A expectativa é que a reabertura total da pista principal ocorra em 16 de dezembro, permitindo a operação de voos internacionais, com a primeira rota prevista para a Cidade do Panamá. Além disso, voos diretos para Argentina e Uruguai devem ser retomados em janeiro.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Marcelo Seoane
jovem pan