Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Bandeirantes

Narrações da televisão brasileira na Copa de 1974 reaparecem depois de décadas, mas lacuna ainda é grande

Incêndios nos acervos, reutilização de fitas e o descaso com a memória já causaram lacunas irreparáveis na preservação de acervos das emissoras de rádio e televisão.


Incêndios nos acervos, reutilização de fitas e o descaso com a memória já causaram lacunas irreparáveis na preservação de acervos das emissoras de rádio e televisão. Nos últimos anos, a consciência parece ter mudado, pois as empresas investem na digitalização e na catalogação de preciosidades. No entanto, os pesquisadores ainda enfrentam muitas dificuldades de acesso aos arquivos privados e estatais, principalmente por causa da burocracia.

Em relação à memória esportiva, o descaso também fez com que imagens históricas fossem perdidas para sempre. Eu sempre me perguntei: ainda existe algum registro em filme do "gol de placa" de Pelé, marcado contra o Fluminense, em março de 1961, no Maracanã? E as íntegras das narrações originais da Copa de 1970, por que só existem retalhos dos jogos? Muitas vezes precisamos recorrer a arquivos de outros países para contar histórias que se perderam no tempo aqui no Brasil

Entretanto, de vez em quando, somos surpreendidos com o reaparecimento de algumas raridades. Recentemente, com a morte de Silvio Santos, colecionadores de imagens da TV postaram na internet inúmeros vídeos do apresentador. O jornalista Fábio Marckezini, especialista em televisão, me repassou a edição do "Troféu Imprensa" de 1976, que premiava os melhores do ano anterior. Na categoria narrador esportivo, foram citados Geraldo José de Almeida e Walter Abrahão. Até aí, nenhuma novidade se não fosse por um detalhe. A gravação, em preto e branco, traz o gol de Rivellino contra o Zaire, pela terceira rodada da primeira fase da Copa de 1974, disputada na Alemanha.

O reaparecimento disso para mim foi surpreendente, pois o acervo da Globo deste Mundial, com Geraldo José de Almeida e os comentários de João Saldanha, foi perdido em um incêndio, no Rio, em 1976. Já as imagens da Tupi, com a transmissão de Walter Abrahão, desapareceram sem nenhuma explicação plausível. Ou seja, esse gol de Rivellino é, pelo menos até agora, o que sobrou dos jogos transmitidos pela Globo e a Tupi na Copa de 74, fato que deve ser comemorado. Como essa gravação do Troféu Imprensa está em preto e branco, eu fiz uma montagem com os áudios em cima de uma imagem em cores e em alta definição. Veja abaixo:

Em 1974, a campanha da seleção, ainda comandada por Zagallo, foi frustrante. A equipe nacional não era nem a sombra da que conquistou o título no México, em 1970, e já não contava mais com Pelé. O selecionado só não ficou de fora da fase seguinte, na Alemanha, graças à vitória diante do fraco Zaire por 3 a 0.

Primeira fase

Brasil 0x0 Iugoslávia
Brasil 0x0 Escócia
Brasil 3-0 Zaire

Segunda fase

Brasil 1-0 Alemanha Oriental
Brasil 2-1 Argentina
Brasil 0x2 Holanda

Decisão do terceiro lugar

Brasil 0x1 Polônia

Final

Alemanha Ocidental 2-1 Holanda

A grande sensação da Copa era a Holanda, comandada pelo técnico Rinus Michels, e que contava com o genial Cruijff. Entretanto, a "Laranja Mecânica" foi surpreendida na final pelos alemães, donos da casa: 2 a 1. Além da Globo e da Tupi, outras emissoras brasileiras compraram os direitos de transmissão do mundial de 1974.

Chamada publicada nos jornais da época (acervo de Thiago Uberreich)

A TV Cultura contava com as narrações do saudoso Luiz Noriega, pai do jornalista Maurício Noriega. A Bandeirantes, com Fernando Solera, a Gazeta, com Peirão de Castro, e a Record, com o comentarista Blota Júnior, formaram um pool, batizado Sistema Brasileiro de Televisão (Sibratel), que nada tinha a ver com o futuro SBT de Silvio Santos. Com essas vozes inesquecíveis, eu te convido a assistir a um compacto da decisão, em Munique, entre Alemanha e Holanda, justamente pela transmissão do Sibratel. O primeiro tempo foi narrado por Peirão de Castro, da Gazeta, e o segundo, por Fernando Solera, da Bandeirantes, com direito a imagens marcantes da entrega da taça, erguida por Franz Beckenbauer.

jovem pan

Memória Da Pan (com Thiago Uberreich) Bandeirantes Copa Do Mundo De 1974 Futebol Geraldo José De Almeida Rede Globo Seleção Alemã Seleção Brasileira Seleção Holandesa Tupi Walter Abrahão

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!