"A taça do mundo é nossa, com brasileiro não há que possa (…)": assim começa uma das músicas mais famosas em homenagem à seleção brasileira. A canção, de autoria de Wagner Maugeri, Lauro Müller, Maugeri Sobrinho e Victor Dagô, foi composta para as comemorações do primeiro título mundial, em 1958, na Suécia. Na final, a equipe comandada por Vicente Feola goleou os donos da casa por 5 a 2. Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nílton Santos; Zito, Didi, Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo encantaram o mundo com o futebol arte.
No "Memória da Pan" de hoje, eu queria relembrar a história de um dos grandes nomes do futebol brasileiro: Hideraldo Luís Bellini, primeiro capitão da seleção nacional a erguer a taça de campeão. Nascido em Itapira, interior de São Paulo, em 7 de junho de 1930, ele morreu em 20 de março de 2014. Marcou época no Vasco da Gama e no São Paulo Futebol Clube.
Bellini imortalizou o gesto de erguer a taça sobre a cabeça: os fotógrafos que estavam no estádio Rasunda, em Estocolmo, pediam a ele uma melhor imagem da Jules Rimet. Em 1978, às vésperas da Copa, na Argentina, Bellini concedeu uma entrevista histórica ao jornalista Wanderley Nogueira. O zagueiro relembrou o título, destacou a relação entre os atletas, mencionou o técnico Feola e, claro, Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira. Em muitos momentos, as declarações do capitão sobre o futebol brasileiro parecem atuais. Espero que gostem:
jovem pan