Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

interpol

O que esperar de delegado da Polícia Federal no comando da Interpol?

Nascido em São Luís (MA), o novo chefe da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), Valdecy Urquiza, de 43 anos, terá papel fundamental na luta contra a expansão de redes criminosas ao redor do mundo.


Nascido em São Luís (MA), o novo chefe da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), Valdecy Urquiza, de 43 anos, terá papel fundamental na luta contra a expansão de redes criminosas ao redor do mundo. Entre as prioridades do agora chancelado secretário-geral, está o combate ao abuso infantil online e exploração sexual de crianças pela internet, estabelecendo diretrizes aos 196 países-membros, com aplicação de resoluções e medidas que possam ser aplicadas de maneira local no controle do crescimento desses crimes, para evitar que se repliquem em esfera global.

Presente na Polícia Federal desde 2004, Urquiza iniciou as atividades na corporação à frente da delegacia de crimes ambientais em sua cidade natal. Mas começou a ganhar evidência quando passou a dedicar a carreira em delitos que envolviam a atuação de criminosos em vários países em fraudes cibernéticas e lavagem de dinheiro. Justamente, segmentos delituosos que as instituições de combate ao crime organizado, mesmo em países com estruturas mais avançadas, têm dificuldades de intervenção. O protagonismo do recém-empossado secretário-geral na Interpol, veio em 2015 após ele assumir o escritório nacional da organização no Brasil, em Brasília. Três anos depois, ganhou transferência para França, onde atuou como diretor-adjunto para comunidades vulneráveis e diretor de combate ao crime organizado na Secretaria-geral. Em 2021, voltou a trabalhar com cooperação internacional na PF e foi eleito vice-presidente das Américas do Comitê Executivo da Interpol.

Criada em 1914 com a expectativa de frustrar fugas de criminosos com carros, ônibus, trens, aviões e outros meios de transporte de um país para o outro, uma vez que um bandido é incluído na "Lista Vermelha", o alerta é emitido para evitar que o foragido siga impune. E é direto do país onde vários episódios de impunidade com audiências de custódia, penas brandas e saídas temporárias, que Valdecy Urquiza pode usar a indignação como combustível para criar métodos efetivos na Interpol. Afinal, mesmo diante de investigações bem estruturadas e com várias provas e evidências, é possível gerar a culpabilidade daqueles que cometeram o crime.

jovem pan

David De Tarso Interpol Polícia Federal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!