O governo também cita o direito internacional humanitário e disse que apoia os esforços para a solução política e negociação dos conflitos na Síria. Também pede respeito à soberania e "à integridade territorial do país".
Nessa sexta-feira (6), rebeldes sírios anunciaram na televisão pública do país a queda do presidente Bashar al-Assad, que governou a Síria por 24 anos. Ainda não se sabe onde está o presidente Assad. No perfil oficial de Bashar al-Assad, na rede social X, uma publicação diz "Nego a notícia da minha morte e confirmo a minha fuga para fora da Síria".
Na mesma rede, outro texto convoca o povo sírio para "combater toda corrupção" no país. Sem mencionar a autoria, a publicação ainda afirma: "Bashar al-Assad deposto".
Na nota do Itamaraty, o governo brasileiro disse que continua monitorando a situação dos brasileiros na Síria, por meio da embaixada da capital, Damasco. Para os brasileiros que desejam sair do país, a orientação é procurar a embaixada brasileira em Damasco, ou acionar o número com DDD brasileiro 61 98260-0610, que também recebe mensagens via whatsapp.
Internacional Brasília Itamaraty orienta brasileiros a deixar a Síria 08/12/2024 - 10:49 Juliana Batista / Liliane Farias Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional Síria Itamaraty domingo, 8 Dezembro, 2024 - 10:49 1:39Agência Brasil 61