Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

agronegócio

Carne bovina vai ficar mais barata?

Depois de altas expressivas no mercado pecuário, o boi gordo inverteu o sinal e registrou queda em dezembro.


Depois de altas expressivas no mercado pecuário, o boi gordo inverteu o sinal e registrou queda em dezembro. Dados do Cepea indicam que a arroba já apresenta queda de 10% neste mês, enquanto os preços da carne ainda não cederam ao consumidor final. Confira a conversa com o CEO da Radar Investimentos, Leandro Bovo, sobre as tendências.

O preço do boi ao pecuarista vai continuar recuando de agora em diante? O que está causando esse recuo que eu posso dizer até expressivo de 10% em poucos dias do mês de dezembro?
Na realidade, a gente tem que colocar esse recuo dentro de um certo contexto. Os preços saíram do patamar de R$ 240 por arroba no final de agosto e atingiram R$ 350 por arroba no final de novembro. Então, deve ter sido a maior alta histórica dentro de um curto espaço de tempo como esse. E agora, o preço está caindo um pouco, mas está só corrigindo um movimento muito forte de alta que aconteceu. Esse movimento foi em grande parte explicado por dois fatores: a exportação aumentando — a gente exportou muito — e o tempo seco. Tivemos a maior seca da história esse ano. Agora, esse movimento se reverteu, a exportação está diminuindo, como é tradicional no final do ano, e voltou a chover.

A exportação recuando no final do ano e o retorno da época chuvosa favorecem uma tendência de baixa para o preço da arroba ao pecuarista a partir de agora?
No curto prazo, sim. É um movimento natural. Na medida que os preços sobem, a tendência do produtor é vender menos porque ele está vendo o preço subir e aí as vendas acabam sendo compassadas, o que naturalmente gera um acúmulo de oferta para ser vendido entre aspas no preço máximo, obviamente que ninguém consegue vender no preço máximo. Então, o pecuarista tende a vender quando os preços começam a cair. E aí, nesse momento, as vendas são aceleradas e a gente está exatamente passando por esse movimento. Então no curto prazo, ainda a tendência é de um excesso de oferta.

Essa correção que já chegou ao pecuarista vai chegar também ao consumidor? Na prática, o consumidor vai conseguir pagar mais barato pela carne bovina agora em dezembro?
Em dezembro a tendência é que não, que esse repasse de queda que aconteceu para o pecuarista não chegue integralmente para o consumidor por dois motivos. Primeiro porque a alta não foi repassada integralmente, como você mesmo falou, a inflação das carnes em novembro foi de 8% de alta em novembro. O boi subiu mais de 20%. Então, esse recuo agora, como a indústria não repassou toda a alta para o consumidor, justamente com medo de diminuir muito o consumo. Agora essa queda vai recompor um pouco a margem da indústria e não vai ser repassada integralmente para o consumidor.

Assista ao Hora H do Agro no Jornal da Manhã

jovem pan

Kellen Severo Agronegócio Boi Gordo Carnê Carne Bovina Kellen Severo Pecuária

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!