Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Globo Esporte

Consultor da RBR não nega rumores da saída de Pérez: "Anunciaremos novidades"

.


Helmut Marko, porém, rebateu de forma direta supostos valores que estariam sendo cobrados para a rescisão do mexicano A primeira semana sem F1 começou com a suposta demissão de Sergio Pérez da RBR noticiada por alguns sites internacionais, com base em fontes ligadas ao time. O consultor da equipe, Helmut Marko, não negou os rumores quando tratou do assunto em sua coluna no "Speedweek"; ele ainda antecipou que, em breve, trará novidades sobre a dupla da hexacampeã de construtores para a temporada 2025.

Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp

O ex-piloto, porém, abordou de forma mais direta os supostos valores milionários que seriam cobrados por Pérez para sua liberação da RBR, de 16 a 75 milhões de euros, enfatizando que não são verdadeiros.

Sergio Pérez e Helmut Marko, consultor da RBR, no GP do México da F1 2024

Mark Thompson/Getty Images

- Anunciaremos novidades sobre como será a dupla de pilotos no próximo ano nos próximos dias. Há muita especulação e são mencionados valores para possíveis taxas de transferência, o que é um completo disparate - escreveu Marko.

Lewis Hamilton na Ferrari na F1 2025: veja o que esperar

F1 2025 tem uma vaga em aberto: veja pilotos confirmados

Fórmula 1 divulga o calendário de 2025 com 24 etapas, e GP de São Paulo

O principal candidato para a vaga de Pérez, que chegou a ter seu contrato renovado no meio da última temporada por mais dois anos, é Liam Lawson. O neozelandês disputou algumas corridas nos últimos dois anos pela RB, equipe-irmã da RBR, substituindo Daniel Ricciardo em ambas as ocasiões.

Pérez corre pela RBR desde 2021, ano em que auxiliou o colega Max Verstappen de forma direta na briga pelo campeonato de pilotos contra Lewis Hamilton, em algumas ocasiões. Na temporada seguinte, ele disputou e perdeu o vice-campeonato para Charles Leclerc, mas conseguiu ser o segundo melhor piloto em 2023, ano em que seu desempenho passou a ser mais questionado.

Sergio Pérez e Liam Lawson durante o GP da Arábia Saudita

Mark Thompson/Getty Images

As críticas, porém, ganharam força em 2024: Checo até começou o ano bem, com quatro pódios nas cinco primeiras corridas. No entanto, seu rendimento caiu a partir do GP de Miami, quando eliminações precoces nas classificações e até batidas tornaram-se mais frequentes.

Veja a classificação final da F1 em 2024

Pérez terminou o ano como oitavo colocado, sete posições atrás do colega e agora tetracampeão Verstappen. Foi o único piloto do top 8 da tabela a não vencer nenhuma vez e somou pouco mais que um terço dos 437 pontos de seu companheiro de equipe: apenas 152.

Com isso, a RBR perdeu o Mundial de construtores pela primeira vez em três anos e viu a McLaren faturar o título.

Sergio Pérez abandona classificação do GP da Inglaterra da F1 2024 após parar na brita

Peter Fox - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Max rebate críticas por pilotagem: "Não têm mentalidade de campeão"

Quem também corre por fora na vaga que, ao menos por enquanto, segue com Pérez, é Yuki Tsunoda. O jovem japonês de 24 anos é titular da RB desde 2021 e, com a inconstância no segundo assento do time - que teve quatro ocupantes diferentes nas últimas quatro temporadas -, ganhou mais espaço dentro da equipe-irmã da RBR.

Tsunoda terminou 2024 em 12º lugar e conquistou por 30 dos 46 pontos da RB, oitava no Mundial de construtores. Levou o time ao Q3 em dez classificações das 14 em que a equipe ítalo-austríaca conseguiu chegar no top 10 do grid de largada.

Yuki Tsunoda representou a RBR no teste de pós-temporada da F1 2024

Vince Mignott/MB Media/Getty Images

A RBR o convidou para guiar o carro do time no teste de pós-temporada, em Abu Dhabi, e ele ficou em 11º lugar a 2s2 do líder Carlos Sainz, da Williams. A saída de Pérez da RBR - tanto para a vinda de Lawson quanto de Tsunoda - também envolveria mudanças diretas na RB, questão que Marko também levantou ao elogiar o japonês:

- A equipe ficou feliz com seu feedback técnico. Nesse aspecto, ele é muito melhor do que se acredita. Ele é apenas um dos muitos talentos que temos. Também podemos esperar muito dos calouros da Fórmula 1 (em 2025), e se trouxermos um para a RB, seriam quatro novatos na área, então poderemos falar de uma mudança geracional.

Conheça Sergio Pérez, o piloto mexicano mais bem-sucedido da história da F1

A F1 2025 retorna em 16 de março com o GP da Austrália. Veja o calendário do próximo campeonato.

GE

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!