Esportes Globo Esporte

Retrospectiva: futebol amazonense é marcado pelo acesso do 3B e maior participação na Série D

.

Por Rede Vida Brasil

29/12/2024 às 09:55:23 - Atualizado há
Teve também as participações na Copa Verde, Copa do Brasil e Copa São Paulo de Futebol Júnior Além do Amazonas, que disputou a Série B do Brasileiro — e vamos contar essa história em outro capítulo —, o futebol amazonense também participou de outras competições nacionais, como a Série D do Brasileiro, que teve participação recorde do estado, o acesso do 3B à elite do futebol feminino, além de Copa Verde, Copa do Brasil e Copinha. Confira:

3B conquistou o acesso para a elite do futebol feminino

João Normando

Série D do Brasileiro

Aliás, desde que foi criada, em 2009, essa foi a maior participação de equipes do estado na competição. O número de equipes do futebol amazonense na Série D só foi possível porque, além das duas vagas por ano ao estado, que foram garantidas por Princesa e Manauara, o Manaus foi rebaixado da Série C em 2023.

Mas, apesar disso, a primeira fase até que animou, mas os clubes ficaram pelo caminho antes do confronto do acesso. Manauara e Manaus foram as equipes que chegaram mais longe. As duas equipes foram eliminadas nas oitavas de final.

Manauara teve a melhor campanha da primeira fase

O Robô acabou eliminado nos pênaltis (4 a 1) — após perder fora por 2 a 0 e vencer em casa pelo mesmo placar. Mas o Robô acabou sendo eliminado para o atual campeão, o Retrô. A questão sobre o Manauara é que foi criada uma expectativa após a primeira fase, quando a equipe fez a melhor campanha.

Apesar de não ter feito uma grande campanha na primeira fase, o Manaus também conseguiu ir avançando na competição. Mas, assim como o Manauara, acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelo Iguatu-CE, um confronto antes do jogo do acesso. Empatou o primeiro jogo em casa (2 a 2) e perdeu o segundo fora, por 2 a 1.

O Princesa do Solimões também conseguiu avançar da primeira fase. Mas a equipe acabou sendo eliminada pelo Altos-PI. Após dois empates (1 a 1 em casa e 0 a 0 fora), perdeu nos pênaltis por 5 a 4.

Copa Verde

O futebol amazonense teve Manaus e Amazonas como representantes na Copa Verde 2024. As duas equipes entraram a partir das oitavas de final e conseguiram superar seus adversários. O Gavião levou a melhor sobre o Tocantinópolis por 3 a 2 e a Onça goleou o Capital-TO por 4 a 1.

Nas quartas de final, os confrontos foram em dois jogos. O Manaus até que foi bem no primeiro jogo e venceu o Paysandu por 1 a 0 em casa, mas acabou sendo goleado por 4 a 1 em Belém e deu adeus à competição.

Com dois gols de Nicolas, Paysandu goleia o Manaus e avança

Já o Amazonas perdeu o primeiro jogo longe de Manaus. Foi derrotado por 2 a 1 pelo Remo. Na volta, na Arena da Amazônia, ficou no empate em 2 a 2 e também foi eliminado.

Copa do Brasil

Assim como na Copa Verde, também foram dois representantes amazonenses na Copa do Brasil. Mas foram duas equipes que nunca haviam disputado a competição: Manauara e Amazonas.

Para o Robô, a lembrança da estreia não é tão boa. O time acabou sendo elimininado. Em jogo no estádio Carlos Zamith, acabou perdendo de virada para o Retrô por 2 a 1. Adversário foi mesmo algoz da Série D.

Manauara perde para o Retrô e é eliminado na Copa do Brasil

Já o Amazonas, para uma estreia foi longe. Na primeira fase eliminou o Independente-AP por 1 a 0. Depois, na segunda fase, superou o Maringá pelo mesmo placar. Depois, fez dois grandes duelos contra o Flamengo, na terceira fase, mas deu adeus à competição após duas derrotas por 1 a 0.

Acesso do 3B

O futebol amazonene tem se acostumado como acessos nos últimos anos. Depois de dois seguidos como o Amazonas, para a Série C em 2022 e para a Série B em 2023, dessa vez que subiu de divisão foi o 3B da Amazônia. A equipe garantiu vaga na elite do Campeonato Brasileiro feminino.

As Feras fizeram mais. Além do acesso, chegaram à final da Série A2 do Brasileiro feminino, mas acabaram ficando com o vice após um empate (0 a 0) e uma derrota por 2 a 1 para o Bahia.

3B conquista o vice-campeonato da Série A2 do Brasileiro Feminino

Para chegar até a decisão, desde a primeira fase o 3B já mostrava o seu potencial, quando teve a melhor campanha, com sete vitórias e um empate em sete jogos.

Nas quartas de final superou o Mixto-MG nos pênaltis (4 a 2) após dois empates (0 a 0 e 1 a 1). Foi nesse duelo que conseguiu acesso inédito. Em busca do título, superou o Juventude nas semis. Perdeu por 1 a 0 fora e depois goleou por 5 a 0 em casa.

Outras equipes na Série A2

A Série A2 ainda teve a participação de mais dois clubes amazonenses. Um deles foi o JC Itacoatiara, que conseguiu avançar para o duelo do acesso contra o Bahia, mas acabou sendo eliminado após derrota (2 a 0) e empate (0 a 0) com o Bahia.

Já o Recanto, terceiro representante amazonense, não fez boa campanha. Perdeu as sete partidas que disputou na primeira fase.

Copinha

O Fast Clube foi, mais uma vez, o representante amazonense na Copa São Paulo de Futebol Júnior, disputada em janeiro de 2024. A equipe amazonense, depois dos três jogos da primeira fase, não conseguiu avançar.

A equipe, que estava no grupo 17, empatou na estreia em 0 a 0 com o América-RN. Mas na segunda e terceira rodadas, acabou perdendo. Primeiro para o Sfera-SP por 1 a 0 e depois para o Botafogo-SP por 7 a 1.
Fonte: GE
Comunicar erro
Rede Vida Brasil

© 2025 REDE VIDA BRASIL
Av Sebastião Lourenço esquina com a rua da paz Jardim Brasília

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rede Vida Brasil