Emílio, defensor do Azulino, comenta ocorrido em amistoso do Parnahyba contra Fluminense-PI. Clube expõe nota de indignação na web, mas não denuncia caso à Polícia; atleta também se omite Emílio, zagueiro do Parnahyba, revela ter sido chamado de "urubu" em amistoso no Piauí
Emílio, zagueiro do Parnahyba, comentou o caso de racismo que ele sofreu durante o amistoso de pré-temporada entre o Azulino e o Fluminense-PI, no litoral piauiense, na última segunda-feira. De acordo com o atleta, ele ouviu no segundo tempo da partida ofensas por parte de um torcedor - que estava nas arquibancadas do estádio e não foi identificado. O defensor confirmou que foi chamado de "urubu" pelo integrante da torcida do Tubarão. Assista ao relato acima.
Foi no segundo tempo. Eu acho que foi depois que a gente tomou o gol, a bola estava rolando lá, ele direcionou para mim, tinha pouca gente do lado. Do outro lado da arquibancada, na coberta, outro lado, e tinha pouca gente lá e foi bem do meu lado ali. Ele direcionou para mim e falou: "zagueiro ruim. Seu urubu. Me chamou de urubu"
- Fico mais triste porque minha filha estava no estádio assistindo. Eu falei que ia procurar ele no meio do jogo e procurei mesmo. Falei que respeitava muito a camisa do Parnahyba. Respeito muito a minha torcida, mas não admito um insulto desse, não. Ainda mais a minha filha presenciando. Foi muito triste. Mas eu sei que ele não representa o todo, né? Mas infelizmente foi um caso que aconteceu e a gente fica muito triste com isso - finalizou o jogador.
Mesmo com o repúdio do caso postado nas redes sociais, o clube não vai denunciar o caso na polícia. O ge apurou que Emílio não vai denunciar o caso à Polícia com medo de sofrer algum tipo de represália por conta da situação.
O defensor compartilhou nas suas redes sociais a nota de repúdio feita pelo Parnahyba.
Zagueiro do Parnahyba sofre ato racista no Piauí
Parnahyba
Na internet, o Parnahyba usou as redes sociais do clube para emitir uma nota de repúdio e denunciar um ato de racismo sofrido pelo zagueiro do clube, Emílio. Na nota, o clube não cita que o torcedor foi identificado. Entretanto, o clube especifica que o autor da ofensa racial estava no setor da arquibancada onde fica localizada a Torcida Organizada Tubarões da Cohab (TOTC).
Emílio, zagueiro do Parnahyba
Weslley Douglas
Veja a nota completa abaixo do Parnahyba
O Parnahyba Sport Club vem a público manifestar seu mais profundo repúdio ao ato de racismo sofrido pelo nosso zagueiro e capitão, Emílio, durante a partida ocorrida recentemente. É inaceitável que, em pleno século XXI, ainda testemunhemos atitudes que ferem a dignidade humana e os valores que o esporte busca promover: respeito, igualdade e união.
O ato partiu de um indivíduo não identificado que estava no setor da torcida TOTC. Este comportamento deplorável não representa o espírito esportivo que tanto prezamos. O Parna-hyba Sport Club reitera seu compromisso de combater o racismo e todas as formas de discriminação, e reforça que não haverá tolerância com tais atitudes dentro ou fora de campo.
Estamos acionando os órgãos competentes para que investiguem o caso, e esperamos que a torcida TOTC tome as devidas providências para identificar e responsabilizar o infrator. Racismo é crime, e não será tratado com condescendência.
Ao nosso capitão Emílio, expressamos toda a nossa solidariedade. Sua liderança, talento e caráter inspiram não apenas o nosso clube, mas toda a comunidade esportiva.
Continuaremos ao seu lado, combatendo o preconceito e promovendo um ambiente onde todos sejam respeitados e valorizados.
Emílio, zagueiro do Parnahyba
Weslley Douglas
O que diz a TOTC?
De acordo com Daniel da Costa Silva, diretor da TOTC, o torcedor citado em questão, que não teve a identidade revelada, bateu boca com o jogador no alambrado. Entretanto, de acordo com o gestor, o torcedor não faz parte do quadro de membros da torcida organizada e que passou para o clube que ele não fazia parte da TOTC, apesar de estar no setor destinado à organizada. Daniel questionou o fato do clube ter informado que o torcedor estava na TOTC - por não ter a certeza que ele fazia parte da mesma.
Além disso, o Daniel revelou que o clube passou para ele o torcedor e o zagueiro Emílio estavam em um bate-boca. Entretanto, não foi dado prosseguimento à denúncia de ato racista, que não foi registrado boletim de ocorrência.
Veja o posicionamento da TOTC
Nota publicada pela torcida TOTC
TOTC
Fluminense-PI 2 x 1 Parnahyba | Gols do Flu-PI | Amistoso de pré-temporada para 2025
Como foi o amistoso?
O Fluminense-PI derrotou o Parnahyba por 2 a 1 na tarde desta segunda-feira, no estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba, em seu segundo amistoso preparatório da pré-temporada. Os gols do Vaqueiro foram marcados pelos atacantes Chaveirinho e João Sala, e o único gol do Tubarão saiu nos pés do zagueiro Emílio. Todos os gols foram marcados no segundo tempo. Veja acima os gols do Flu-PI.
Parnahyba x Fluminense-PI, amistoso de pré-temporada para 2025
Walter Fontenele
O primeiro tempo foi de poucas movimentações, mas no primeiro minuto da segunda etapa, Chaveirinho abriu o placar com 46 minutos de jogo para o Fluminense-PI. Em meio as substituições, João Sala ampliou a vantagem aos 30 minutos. O Parnahyba diminuiu com Emílio aos 40 minutos.
Esta é a segunda vitória do Vaqueiro na pré-temporada, tendo ganhado o primeiro amistoso contra o Piauí por 2 a 0 no último dia 20, no estádio Albertão, em Teresina.
Parnahyba x Fluminense-PI, amistoso de pré-temporada para 2025
Walter Fontenele
O Parnahyba vai abrir a temporada de 2025 na disputa do Campeonato Piauiense, onde está no Grupo B junto com Oeirense, 4 de Julho e Piauí. O Azulino vai ser um dos clubes que mais vai percorrer trechos durante a elite do estadual: 1.625km. Além disso, o Azulino ainda aguarda as definições sobre as disputas da Copa do Brasil e Série D do Brasileiro.
Parnahyba x Oeirense
???? Data: 12 de janeiro;
???? Horário: 17h;
????? Local: no estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba.