Organismo se aproxima mais dos Sauditas Saudações Pugilísticas.
.
Chego de viagem após alguns dias. Neste período, fiquei completamente afastado do boxe. Nem mesmo consultas rápidas na internet sobre lutas, ou qualquer outro assunto, tiraram a minha atenção do objetivo e prioridades da viagem.
.
Porém, ao me atualizar hoje, sou indagado por aficionados a respeito da divulgação sobre o WBC ter criado novos títulos mundiais nas mesmas categorias de peso e cujas disputas teriam os boxeadores escolhidos pela Arábia Saudita.
Como é que é? Essa história com mais de um campeão mundial por divisão de peso em um mesmo organismo voltaria? E o pior: um país teria o privilégio de escolher os disputantes? Que loucura.
.
Passei algum tempo procurando a informação em alguns sites sérios e não achei nada. Fui então no site do WBC Conselho Mundial de Boxe. O que existe de informação no WBC é algo já divulgado em meados de dezembro:
A Copa do Mundo de Boxe que o WBC fará em parceria com a Ryiadh Season da Arábia Saudita.
O objetivo é a descoberta de novos talentos, uma iniciativa muito parecida com aquela que gerou no passado os campeões profissionais jovens do WBC, que na época não podiam ter mais de 23 anos de idade.
.
Desta vez, os critérios são:
Idade até 26 anos.
Não possuir mais de 15 lutas profissionais.
A disputa será nas categorias pena, superleve, médio e pesado.
Para a Copa do Mundo WBC Riyadh Season foi divulgado um endereço eletrônico para inscrição dos interessados e não escolha das disputas pela Arábia Saudita.
.
Copa do Mundo de Boxe não é novidade e existe até no amadorismo. Mas esta é a primeira envolvendo o WBC, ainda que o objetivo seja descobrir jovens promessas como foram as disputas dos títulos de jovens no passado.
.
Não posso afirmar que rumor de criação de mais de um campeão mundial numa mesma categoria de peso seja inverídico, conforme me indagaram, apesar de não acreditar que o Conselho faça isso, mas o que existe anunciado pelo WBC é o relatado acima.