A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, fez uma visita surpresa não oficial ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, informou o gabinete da dirigente neste domingo (5). Fotos enviadas pelo gabinete da premiê de extrema direita mostraram Meloni e Trump posando na entrada de Mar-a-Lago e conversando em uma sala de recepção, com uma árvore de Natal visível ao fundo. Ela também foi vista apertando as mãos do senador da Flórida Marco Rubio. Seu gabinete não fez declarações nem respondeu aos repetidos pedidos de confirmação da visita de sábado (4), que, segundo a imprensa americana, incluiu a exibição de um filme e um jantar.
“Estou aqui com a primeira-ministra italiana, uma mulher fantástica. Ela conquistou a Europa”, declarou Trump, segundo jornalistas americanos. As fotos dos dois líderes conservadores apareceram nas primeiras páginas de todos os jornais italianos neste domingo. O filme exibido no sábado foi, de acordo com a mesma fonte, o documentário “Eastman Dilemma: Lawfare or Justice”, no qual o ex-advogado do republicano denuncia os padrões duplos da Justiça americana. Meloni é uma dos vários líderes estrangeiros, incluindo o canadense Justin Trudeau e o húngaro Viktor Orban, que visitaram Trump, que retornará à Casa Branca no dia 20 de janeiro.
A visita da líder do partido de extrema direita Irmãos da Itália ocorre dias antes da viagem do presidente americano em fim de mandato, Joe Biden, à Itália, para reunir-se com Meloni e, separadamente, com o papa Francisco em Roma.
*Com informações da AFP
Publicado por Matheus Lopes
jovem pan