A Polícia Municipal do Porto vai ter câmaras que vão multar de forma automática o estacionamento abusivo em, pelo menos, dois carros de serviço.
A informação é avançada pelo Jornal de Notícias, e confirmada pelo comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva.
Como funcionarão estas câmaras? De acordo com o divulgado pelo Jornal de Notícias, os equipamentos fazem o reconhecimento de veículos em situações de estacionamento abusivo ou ilegal e regista as respetivas matrículas, enquanto a multa é atribuída automaticamente.
Se uma existir uma fila de automóveis mal estacionados, este sistema de vigilância vai permitir multar todos os veículos. Se a multa fosse passada pessoalmente, como nota o Comandante da Polícia Municipal do Porto, só os primeiros carros eram multados, porque os restantes condutores ao aperceberem-se que os agentes estão a multar os da frente, retiram os seus veículos.
Além disto, este novo sistema vai permitir agilizar a própria fiscalização, uma vez que "as multas em papel desaparecem", como também frisa Leitão da Silva.
Com o caderno de encargos fechados para este ano, prevê-se que estas novas câmaras comecem a ser utilizadas apenas no próximo ano.
Em 2022, a Polícia Municipal do Porto registou 15.420 remoções de veículos e 4.176 bloqueamentos. Este ano, até aqui, contabilizam-se 10.284 veículos rebocados e 3.011 carros bloqueados.