Balanço dos quatro primeiros meses do ano ainda teve etanol mais caro; diesel e GNV ficaram mais baratos para o consumidor
Apesar da discreta queda de 0,2% no mês de abril, o preço da gasolina comum registrou alta de 12,2% no Brasil no primeiro quadrimestre de 2023. Os dados são da edição de maio do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade Urbana, realizado em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), Segundo o levantamento, no primeiro quadrimestre do ano houve aumento de 10,6% no preço da gasolina aditivada, e de 4,8% no etanol hidratado, que apresentou alta de 0,9% entre os meses de março e abril.
Segundo dados divulgados pela assessoria, os preços da gasolina e do etanol ficaram mais altos, de outro, o gás natural veicular (GNV) e o diesel apresentaram queda nos primeiros quatro meses de 2023. O diesel S10 foi o que registrou a maior queda: 9,9% no acumulado de janeiro a abril deste ano. Já o diesel comum contabilizou uma redução média de 8,9% no preço, enquanto o GNV registrou queda de 7,5%.
Os três combustíveis também apresentaram queda nos números de abril em relação a março. Na comparação desse período, o preço do GNV caiu, em média, 1,4%. Já o diesel comum e o diesel S10 tiveram, ambos, média de 2,3% de queda entre março e abril.