Sim, o impacto do saneamento básico na infância brasileira é sério
O saneamento básico engloba o acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo adequado de resíduos sólidos e controle de vetores de doenças. O acesso a esses serviços é fundamental para assegurar a saúde e o desenvolvimento adequado das crianças.
A falta de saneamento básico afeta a saúde das crianças de diversas formas. A ausência de água potável e o contato com água contaminada podem levar a doenças como diarreia, infecções respiratórias, hepatite A, febre tifoide, cólera e esquistossomose.
Estima-se que a diarreia, por exemplo, seja a segunda causa de mortalidade infantil no Brasil, sendo responsável pela morte de cerca de 15 mil crianças com menos de 5 anos a cada ano.
Além disso, o acúmulo de lixo e a falta de coleta e tratamento adequados também podem levar ao surgimento de doenças e à proliferação de vetores, como mosquitos, ratos e baratas, que podem transmitir doenças como dengue, zika, chikungunya, leptospirose e hantavirose.
A falta de saneamento básico também afeta o acesso à educação. Crianças adoentadas devido a doenças relacionadas à falta de saneamento têm maior dificuldade em frequentar a escola regularmente e aproveitar ao máximo o seu aprendizado.
Portanto, é essencial que o saneamento básico seja tratado como uma prioridade em políticas públicas para garantir um ambiente saudável e seguro para as crianças brasileiras.
Isso inclui investimentos em infraestrutura, melhoria dos serviços de abastecimento de água e saneamento, educação e conscientização da população sobre a importância dessas questões para a saúde e o bem-estar das crianças.
Especialistas em marketing digital
ESPECIALISTA
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS
Nosso Trabalho e exclusivo e temos a responsabilidade de fazer o melhor, e proibido colar ou copia nosso material sem dar os créditos necessário ao autor, sempre compartilhando nosso link.