Educação competências para o século 21

Projetos educacionais premiados em 2023 para inspirar seu ano letivo de 2024

World’s Best Schools A premiação da organização social britânica T4 Education teve duas escolas brasileiras como destaque no ano passado.

Por Rede Vida Brasil

06/01/2024 às 03:43:31 - Atualizado há

World’s Best Schools

A premiação da organização social britânica T4 Education teve duas escolas brasileiras como destaque no ano passado. A Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte (MG), venceu na categoria “Escolha da comunidade”, com o maior número de votos.

A EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE), ganhou na categoria “Apoio a vidas saudáveis”, com um programa socioemocional relevante desde a pandemia.

â?¡ Para acompanhar o prêmio e as próximas inscrições, acesse o site da T4 Education, responsável pelo projeto

WISE Prize for Education

Em 2023, o prêmio da Qatar Foundation celebrou a trajetória de Safeena Husain, fundadora da Educate Girls, uma organização sem fins lucrativos que faz parceria com o governo da Índia para identificar, matricular e reter meninas fora da escola.

Desde sua fundação em 2007, ações da instituição levaram à matrícula de 750 mil meninas na escola e melhoraram os resultados de aprendizagem de mais de 1,3 milhão de crianças. Sob a orientação de Safeena, a ONG alcançou grandes marcos globais – o primeiro Título de Impacto Social do mundo na educação e se tornando o primeiro projeto Audacious da Ásia.

â?¡ Para acompanhar o prêmio e as próximas inscrições, acesse o site da Qatar Foundation

Prêmio Territórios Tomie Ohtake

Idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, a premiação, voltada às escolas públicas, valoriza os saberes locais na aprendizagem, o encontro entre estudantes e o território e a adoção de políticas de educação integral e democrática. Veja quais foram as escolas selecionadas.

Nos vídeos a seguir, você confere dois bate-papos com educadores premiados. 

â?¡ Para acompanhar o prêmio e as próximas edições, acesse o site oficial 

Prêmio Educador Nota 10

Criado em 1998 pela Fundação Victor Civita e, em 2023, correalizado com o Instituto Somos, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece o trabalho de professores de escolas públicas e privadas de todo o país. Em 24 edições, foram recebidos mais de 82 mil projetos, com 261 educadores premiados.

Confira os premiados no vídeo abaixo:

â?¡Para acompanhar o prêmio e as próximas edições, acesse o site oficial do Educador Nota 10

Prêmio Educador Transformador

Criado pelo Instituto Significare e realizado em parceria com Bett Brasil e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o prêmio busca valorizar educadores e promover projetos transformadores implementados na educação básica. Em 2023, recebeu quase 3 mil inscrições. Confira, em detalhes, as iniciativas premiadas.

â?¡Para acompanhar o prêmio e as próximas edições, acesse o site oficial do Educador Transformador

Prêmio LED 2024

A premiação da Globo e da Fundação Roberto Marinho Globo e da Fundação Roberto Marinho que reconhece projetos inovadores dentro e fora de escolas definiu recentemente os vencedores da última edição.

Na Paraíba, “Cine Jericóllywood: Transformando a Educação pelo Audiovisual” promove a produção audiovisual em comunidades da zona rural de Serra Branca, no Cariri. Outro projeto do mesmo estado, “Esperança no Espaço“, foi reconhecido na categoria “Empreendedores e Organizações Inovadoras”. Nesta iniciativa, detentos que cumprem pena na Cadeia Pública de Esperança, localizada no Agreste do estado, fabricam telescópios que posteriormente são doados a escolas públicas.

â?¡ Conheça todos os vencedores no site do Prêmio LED

Solve for Tomorrow

Programa desenvolvido pela Samsung e já na 10ª edição no Brasil, o Solve for Tomorrow é uma iniciativa global voltada para as juventudes pensarem soluções para problemas atuais. Usando a abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a premiação incentiva projetos de investigação científica ou tecnológica de estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Em 2023, o Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama, em Rondônia, ganhou o primeiro lugar do prêmio, com o projeto “Nanofotocream”, creme feito à base de crajiru (planta medicinal brasileira encontrada na floresta amazônica e na mata atlântica) e óleo de breu. Entre sua lista de funções, protege a pele dos raios solares, previne o câncer de pele e o envelhecimento precoce causado por radicais livres, além de repelir contra insetos. Confira os demais finalistas.

Fonte: PORVIR
Comunicar erro
Rede Vida Brasil

© 2024 REDE VIDA BRASIL
Av Sebastião Lourenço esquina com a rua da paz Jardim Brasília

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rede Vida Brasil