Meio ambiente Meio Ambiente

Ibama analisa efeitos do mercúrio no território indígena Yanomami

O Ibama inicia nesta semana a segunda etapa de coletas para monitoramento e avaliação dos impactos do mercúrio, usado pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Por Rede Vida Brasil

18/03/2024 às 14:32:33 - Atualizado há

O Ibama inicia nesta semana a segunda etapa de coletas para monitoramento e avaliação dos impactos do mercúrio, usado pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. O trabalho da Rede de Monitoramento Ambiental de Mercúrio faz parte do plano federal para emergência no território indígena.

Em novembro, pesquisadores estiveram em pontos prioritários. Durante as ações conjuntas do Ibama e da Polícia Federal, os garimpos foram desativados e destruídos.

De acordo com monitoramento da PF, somente no ano passado, a área desmatada para a abertura de novos garimpos na Terra Indígena Yanomami caiu 85%. Essa redução foi percebida nas regiões onde o Ibama destruiu equipamentos e acampamentos de criminosos.

Agora, em março, os pesquisadores vão até pontos de difícil acesso na floresta, usando avião e helicópteros da Funai, para trazer amostras de água e de sedimento, conforme explica Rosângela Muniz, diretora de qualidade ambiental do Ibama.

"No terceiro momento, nós vamos fazer também coleta de pescado pra ver se eles já estão também contaminados, principalmente por mercúrio, que é bioacumulativo, e é muito usado, evidentemente, na alimentação do povo indígena que mora por ali".

Os resultados das análises só serão consolidados após, pelo menos, mais duas coletas. Rosângela, explica que o objetivo final é viabilizar a descontaminação da área.

"Esses resultados vão servir pra várias ações preventivas, de orientação, corretivas, pra tentar descontaminar ou, pelo menos, recuperar minimamente aqueles rios e a terra, o solo".

A Rede de Monitoramento Ambiental de Mercúrio é uma das ações realizadas pela Comissão Nacional de Segurança Química, que coordena a gestão ambientalmente adequada de substâncias químicas e resíduos, para proteger a saúde humana e o meio ambiente.

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Meio Ambiente São Luís 18/03/2024 - 14:22 Samia Mendes / Fran de Paula Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional Terra Indígena Yanomami contaminação por mercúrio Garimpo Ilegal segunda-feira, 18 Março, 2024 - 14:22 123:00
Comunicar erro
Rede Vida Brasil

© 2024 REDE VIDA BRASIL
Av Sebastião Lourenço esquina com a rua da paz Jardim Brasília

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rede Vida Brasil