O Automóvel Club de Portugal (ACP) disponibiliza no seu site algumas informações sobre os efeitos do calor na segurança rodoviária, assim como algumas dicas para controlar o termómetro no interior do veículo.
Os especialistas apontam que as altas temperaturas no interior do carro podem não só tornar a "condução desconfortável" como também "perigosa", sendo por isso importante tornar algumas medidas preventivas.
Quão rápido o calor 'ataca'?
Segundo o ACP bastam apenas cinco minutos para que num automóvel com os vidros fechados a temperatura no interior aumente cerca de dez graus, comparativamente com a externa. "E isto mesmo sem que esteja diretamente ao sol. O calor dentro do carro tem impacto no condutor e nos passageiros. Alguns ensaios indicam que a temperatura ao ultrapassar os 30ºC no habitáculo, as faculdades físicas e mentais dos ocupantes diminuem", lê-se na nota.
O ACP adianta mesmo que, nalguns casos, o condutor pode ficar mesmo "sem capacidade de reagir a emergências. Tal acontece porque, quando sentado, o corpo não transpira o suficiente, acumulando-se calor, o que provoca um maior aquecimento corporal".
Mas qual é a temperatura ideal no habitáculo?
Segundo aponta o ACP, o ideal é que o habitáculo esteja a uma temperatura amena, entre os 19ºC e os 22ºC.
Mas como (tentar) reduzir o calor?
- Prefira estacionar à sombra ou em locais fechados: Estacionar nestes locais vai ajudar a que a temperatura não seja tão elevada, dado que mesmo que o veículo aqueça, não deverá atingir temperaturas interiores tão elevadas;
- Utilize acessórios que protejam do sol: "Use um para-sol de alumínio no para-brisas, para que a luz seja refletida e evite o contacto direto do sol no tablier e volante. As cortinas nas janelas traseiras também são uma boa solução, sobretudo com crianças", lê-se na nota;
- Ligue o ar condicionado: Caso o veículo tenha ar condicionado, deve colocar a temperatura entre os 19ºC e os 22º C. Mas não deverá ligar logo esta ferramenta, devendo por isso abrir as janelas no início da condução, para que primeiro circule o ar. "Caso percorra uma distância curta, prefira circular de janelas abertas, pois o ar condicionado demora a arrefecer o habitáculo. Desta forma, também economiza combustível", explicam.
- Deixe o veículo arejar antes de iniciar viagem: Abra as portas e as janelas da viatura para permitir que o ar circule, antes de começar a viagem;
- Faça um polimento ao carro: Os especialistas explicam que para além de proteger a pintura da viatura do calor, o polimento "reforça a camada superior da tinta, o que auxilia a resistência ao calor e aos raios UV".
- Aplique película nos vidros: Desta forma, os raios UV são filtrados e a temperatura dentro do habitáculo. Desta forma também a necessidade de usar o ar condicionado e assim também poupar combustível.
- Proteja os bancos: "Para evitar que ao sentar-se sinta os bancos quentes, utilize uma manta dobrada por cima dos mesmos, para que luz incida sobre ela. Retire-a quando for viajar", lê-se.
- Hidrate-se: Tenha sempre uma garrafa de água para se hidratar durante a viagem.
Leia Também: Cupra lança 'ataque' ao mercado norte-americano com dois elétricos