Um incêndio destrói áreas do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, desde domingo (18).
Um incêndio destrói áreas do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, desde domingo (18). A suspeita inicial é de que o fogo tem origem por ação humana. A unidade ficou fechada para visitantes nesta segunda-feira (19).
De acordo com o ICMBio, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, nesta época do ano, não há ocorrências de incêndio natural. Como o foco atualmente é o combate, as investigações vão ser feitas depois para determinar se o fogo é criminoso.
Por e-mail, o instituto informou que o combate às chamas começou às 12h30 desse domingo. Vários incêndios tiveram início ao longo da rodovia MG-10. Vários focos que estão no Cipó e outras áreas do Vale do Espinhaço, como a Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira.
O tempo seco e a baixa umidade do ar prejudicam o combate e favorecem a propagação do fogo.
Os combates ocorrem na região das cachoeiras Congonhas e Mãe D'Água; e no Alto da Pedra do Elefante. O ICMBio ainda não concluiu a estimativa de área queimada.
Atualmente são 42 brigadistas trabalhando, com apoio de brigadistas voluntários e militares do Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais.
A operação ainda é apoiada por um helicóptero e dois aviões do tipo Air Tractor da Força Tarefa Previncêndio.
Meio Ambiente Brasília 19/08/2024 - 15:31 Paula de Castro / Liliane Farias Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional Incêndio Serra do Cipó Minas Gerais segunda-feira, 19 Agosto, 2024 - 15:31 69:00