O apagão registrado no sábado (31), em São Paulo afetou 13,5% dos clientes da área de concessão da EDP São Paulo, que atende o município de Guarulhos, e 8% dos clientes da Enel São Paulo, que atende a capital paulista e boa parte da Região Metropolitana, informaram as empresas, em notas distintas divulgadas neste domingo, (1º).
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) explicou que às 17h31 houve o desligamento de todos os equipamentos da unidade, interrompendo aproximadamente 870 megawatts (MW) de carga. O serviço só foi totalmente restabelecido às 19h58.
“Por meio de manobras automatizadas de carga foi possível minimizar o impacto, sendo que 37% dos clientes afetados tiveram o serviço religado em até 2 minutos”, disse a EDP. Para o restabelecimento total do atendimento, a empresa disse que foi necessário aguardar a retomada do suprimento externo da energia pela Eletrobras, o que ocorreu às 19h37.
A Enel também disse que manobras remotas internas permitiram o restabelecimento gradativo dos clientes impactados, mas a plena normalização, por volta das 20h, se deu apenas após a recuperação total das cargas pela transmissora.
A Eletrobras informou mais cedo que times técnicos investigavam as causas do desligamento. O ONS também afirmou, na noite do sábado, que as causas ainda estavam sendo apuradas junto aos agentes e serão divulgadas em relatório a ser emitido pelo operador, posteriormente. A Agência Nacional de Energia Elétrica, por sua vez, afirmou que o evento será objeto de fiscalização pela agência para identificação das causas e apuração de responsabilidades.
*Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Tamyres Sbrile