Com mais de 3.
Com mais de 3.500 focos de incêndio registrados desde o início do mês de setembro, Minas Gerais é o estado com a maior concentração de queimadas no Brasil. Cerca de 18% dos incêndios florestais detectados no país nas últimas 24 horas estão em Minas.
O grande número de incêndios em vegetação e em área s de preservação vêm sobrecarregando o corpo de Bombeiros, além de grupos de brigadistas profissionais e voluntários.
Segundo o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, o governo estuda a contratação de mais aeronaves e equipamentos para auxiliar nas operações de combate as queimadas.
"O Corpo de Bombeiros está com todo o seu pessoal administrativo dedicado também a combate incêndio. Nós estamos com mais de 100 homens extras em turno contínuo, trabalhando, e estamos analisando hoje a necessidade ou não de um novo contrato de combate aéreo de incêndio porque o volume de uso de horas de combate aéreo foi tão grande até agora que a gente tem que fazer uma contratação adicional, mas nós temos dado conta da resposta aos incêndios."
Ainda segundo o vice-governador, há investigações em andamento para identificar autores de incêndios criminosos no estado.
"Nós estamos com investigações criminais contra todas as pessoas que estão começando incêndio. É inadmissível que uma pessoa comece um incêndio num momento como este. Não interessa se ela tá pondo lixo na sua casa, é fogo em lixo na sua casa, se ela tá queimando a beirada do seu terreno, se ela já fez isso no passado. É inadmissível, é criminoso e será punido qualquer tipo de incêndio começado por cidadão em qualquer área do estado, porque infelizmente, fogo natural é muito raro. O que nós estamos vivendo é uma falta de cuidado das pessoas com manejo de fogo numa época em que não se pode queimar nada ao ar livre."
No fim de semana o corpo de Bombeiros e brigadistas atuaram em pelo menos 13 incêndios em áreas de preservação no estado. No parque estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, e no parque estadual do Pau Furado, na região do Alto Paranaíba, os trabalhos já duram mais de quinze dias.