O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, manifestou sua esperança por taxas de juros que sejam “mais factíveis”.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, manifestou sua esperança por taxas de juros que sejam “mais factíveis”. Sua declaração ocorre em um momento crucial, já que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se prepara para uma reunião que pode impactar a taxa Selic, atualmente fixada em 10,50% desde junho. Vieira ressaltou que a decisão sobre a taxa de juros é de competência do Banco Central, mas deixou claro seu desejo por condições mais acessíveis.
As reuniões do Copom estão agendadas para esta terça e quarta-feira, e a expectativa é alta em relação às deliberações que serão tomadas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido um defensor ativo da redução da taxa de juros, buscando estimular a economia. No entanto, o cenário é complexo, pois instituições financeiras estão prevendo a possibilidade de um aumento na Selic, o que poderia contrariar os anseios do governo.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Keller