Na produção de pneus, os fabricantes têm de obedecer a várias regras e colocar vários números e letras, correspondentes à data da produção, ao tamanho ou à velocidade máxima.
Na produção de pneus, os fabricantes têm de obedecer a várias regras e colocar vários números e letras, correspondentes à data da produção, ao tamanho ou à velocidade máxima. No entanto, um pneu novo pode ter também um ponto colorido e este tem uma razão para existir.
Pode ser amarelo, vermelho, em forma de circulo ou até de triângulo. Seja como ou de cor for, este pequeno ponto colorido no pneu indica o ponto de equilíbrio do pneu ou, por outras palavras, o ponto de união do pneu.
Por norma, este ponto está identificado para que na sua montagem seja fácil de identificar o ponto mais leve do pneu que, por uma questão de equilíbrio, deve coincidir com a montagem da válvula.
Os fabricantes das jantes também podem colocar um ponto de equilíbrio da mesma. Nestes casos, um e outro devem coincidir na montagem. Para que a não exista necessidade de equilibrar a roda, ou para facilitar o trabalho de a equilibrar que, por vezes, pode ser ainda necessário.
Tudo isto só se aplica à primeira montagem do pneu ou a uma jante nova.
O equilíbrio correto dos pneus é muito importante para a sua circulação porque podem eliminar possíveis vibrações que afetam o conforto de condução e provocam um desgaste anormal e prematuro dos pneus. Por outro lado podem ainda tornar a rotação defeituosa e afetar o movimento do veículo a partir de uma determinada velocidade, o que até pode danificar a suspensão e amortecedores.
Leia Também: Lamborghini Temerario vai ter à disposição três pneus da Bridgestone