Após oito classificativas disputadas, Neuville tem 6,4 segundos de vantagem sobre o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), que é segundo classificado, com o estónio Ott Tänak (Hyundai i20) em terceiro, a 7,8.
O piloto belga começou o dia na segunda posição, a 0,9 segundos de Ogier, mas assumiu o comando na terceira das seis especiais disputadas esta sexta-feira, na República Checa.
A partir daí, impôs um ritmo que lhe permitiu chegar ao final do dia com mais de seis segundos de vantagem, mesmo cedendo 0,5 segundos para Ogier na derradeira especial.
"É fácil cometer um erro e eu sabia que a única coisa que interessava era chegar ao fim. Na última especial estava muito escorregadio. Por isso, jogámos pelo seguro", explicou Neuville.
O piloto da Hyundai precisa de ganhar dois pontos a Tänak e não perder mais de 10 para Ogier e 15 para o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) para conquistar, desde já, o título, antes da derradeira prova da temporada, no Japão.
Evans está, atualmente, na quarta posição, a 15,1 segundos do líder.
Já na luta pelo título de construtores, a Hyundai sofreu um duro golpe com a desistência do norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20) depois de se ter despistado na terceira especial do dia.
No sábado disputam-se mais seis troços, agora na Alemanha e na Áustria, com um total de 123,46 quilómetros cronometrados.
Leia Também: Verstappen critica Red Bull pela forma como despediu Ricciardo
Noticias ao minuto