Baixar Tocar Uma rede criminosa envolvida em crimes ambientais no Amazonas foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (23).
Uma rede criminosa envolvida em crimes ambientais no Amazonas foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (23). Entre os crimes, estão: desmatamento ilegal, provocação de incêndio e impedimento de regeneração da vegetação.
A operação aconteceu em Campinas, no estado de São Paulo; e nas cidades de Boca do Acre e Pauini. Ambas no Amazonas. Foram cumpridos mandados de prisão, de buscas e de apreensões.
Segundo a PF, mais de 1,6 mil hectares de floresta nativa foram desmatados em área de terras pertencentes à União; e as queimadas atingiram mais de 2,3 mil hectares.
O setor técnico-pericial da Polícia Federal estima que os danos ambientais são de aproximadamente R$ 138 milhões.
A Justiça Federal, inclusive, determinou o sequestro de bens móveis e imóveis, bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de outros patrimônios no valor referente aos prejuízos calculados pelos técnicos da PF.
Imagens de satélites capturadas durante a investigação revelaram que as queimadas na região formaram as densas nuvens de fumaça que afetaram a qualidade do ar nessa área da Amazônia, especialmente entre os meses de setembro e outubro deste ano.
Meio Ambiente Segundo a PF, mais de 1,6 mil hectares de floresta foram desmatados São Luís 23/10/2024 - 15:50 Samia Mendes / Fran de Paula Madson Euler - repórter da Rádio Nacional crimes ambientais Amazonas Desmatamento Ilegal provocação de incêndio Queimadas quarta-feira, 23 Outubro, 2024 - 15:50 1:21