Joe Biden fará neste domingo (17) a primeira viagem à floresta amazônica de atual presidente em exercício dos Estados Unidos, mas a visita será ofuscada pelas promessas do presidente eleito, Donald Trump, de reverter suas políticas ambientais.
Joe Biden fará neste domingo (17) a primeira viagem à floresta amazônica de atual presidente em exercício dos Estados Unidos, mas a visita será ofuscada pelas promessas do presidente eleito, Donald Trump, de reverter suas políticas ambientais. Biden chegará a Manaus, a maior cidade da região amazônica do Brasil, como parte de uma viagem pela América do Sul que provavelmente será a última grande visita ao exterior de seu mandato. Depois de se reunir com o presidente chinês Xi Jinping em Lima, no sábado (16), o presidente norte-americano fará um passeio aéreo pela Amazônia e visitará um museu antes de falar com a imprensa, segundo a Casa Branca.
O chefe de Estado também se encontrará com líderes indígenas e locais que trabalham para proteger a Amazônia, considerada uma região crucial na luta contra o aquecimento global por sua capacidade de absorver CO2. O conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, declarou que Biden faria a “escala histórica na Amazônia para destacar seu compromisso pessoal e o compromisso contínuo dos Estados Unidos em combater a mudança climática em casa e no exterior”. “Esta é, obviamente, uma das causas definitivas da presidência de Biden”, declarou Sullivan na quarta-feira.
*Com informações da AFP
Publicado por Matheus Lopes