Manchetes Saúde

Pesquisadores da USP descobrem gene que pode proteger contra a Covid-19

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram uma descoberta significativa que pode revolucionar a forma como entendemos a proteção contra a Covid-19.

Por Rede Vida Brasil

03/12/2024 às 07:47:16 - Atualizado há

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram uma descoberta significativa que pode revolucionar a forma como entendemos a proteção contra a Covid-19. Desde o início da pandemia, em 2020, a equipe de cientistas analisaram 86 casais sorodiscordantes, onde um dos parceiros foi infectado pelo vírus, enquanto o outro permaneceu saudável, apesar do contato próximo e contínuo.

Ao longo do tempo, a maioria dos casais acabou se infectando, mas em seis casos notáveis, um dos parceiros não contraiu a doença. Em todos esses casos, as mulheres foram as que não se infectaram. A pesquisa aprofundada revelou que essas mulheres apresentavam uma expressão aumentada do gene IFIT3, já conhecido por sua resposta antiviral. Este gene já havia sido associado à proteção contra outras doenças, como dengue, adenovírus e hepatite B, mas sua ligação com a COVID-19 é uma novidade promissora.

A presença elevada do gene IFIT3 parece desempenhar um papel crucial na prevenção da multiplicação do vírus da Covid-19 nas células, impedindo assim a manifestação da doença. Esta descoberta é a primeira a demonstrar a proteção conferida por este gene específico contra o Covid-19.

Fonte: jovem pan
Comunicar erro
Rede Vida Brasil

© 2024 REDE VIDA BRASIL
Av Sebastião Lourenço esquina com a rua da paz Jardim Brasília

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rede Vida Brasil