O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou ao juiz responsável pelo caso da ex-atriz pornô Stormy Daniels que o processo seja arquivado e que o veredicto do júri, que o considerou culpado de fraude fiscal, seja anulado.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou ao juiz responsável pelo caso da ex-atriz pornô Stormy Daniels que o processo seja arquivado e que o veredicto do júri, que o considerou culpado de fraude fiscal, seja anulado. A solicitação de Trump se fundamenta em declarações feitas pelo atual presidente, Joe Biden, a respeito do indulto de seu filho, Hunter Biden, que foi condenado por evasão fiscal e posse ilegal de arma.
Na petição para o arquivamento divulgada na última terça-feira (04), os advogados de Trump mencionam as afirmações de Biden, que defendeu que Hunter foi alvo de um processo injusto e seletivo. Além disso, a defesa do ex-presidente recorre à doutrina da imunidade presidencial e à legislação sobre transição presidencial para justificar o pedido de anulação das acusações que pesam contra ele.
Em maio, Trump foi considerado culpado em 34 acusações de “falsificação contábil agravada”, relacionadas ao pagamento de US$ 130 mil a Stormy Daniels, com o intuito de silenciá-la sobre uma suposta relação extraconjugal. A promotoria argumentou que esse pagamento tinha como objetivo encobrir um escândalo que poderia impactar negativamente sua campanha presidencial de 2016.
O juiz Juan Merchan decidiu adiar a sentença e permitiu que a defesa apresentasse um recurso até o dia 2 de dezembro. Agora, cabe ao juiz decidir se irá anular o processo por completo ou se suspenderá a decisão sobre a condenação até o término do mandato de Trump, que está programado para retornar à Casa Branca em 20 de janeiro.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira