Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Meio Ambiente

Corais do Nordeste sofrem novo branqueamento por calor em 2024

Baixar Tocar Os recifes de coral no litoral brasileiro sofreram um segundo grande episódio de branqueamento ao longo do ano passado.


Baixar

Os recifes de coral no litoral brasileiro sofreram um segundo grande episódio de branqueamento ao longo do ano passado. Esse é o alerta do balanço anual do projeto Coral Vivo, que aponta preocupações com os efeitos da forte onda de calor associada ao fenômeno El Niño.

O branqueamento acontece quando os corais perdem as microalgas que vivem no interior deles. E a área mais afetada é a região Nordeste do país. A mudança já é perceptível em cidades como Natal, no Rio Grande do Norte; Maragogi, em Alagoas; e em Salvador, na Bahia.

Um grande branqueamento foi identificado, pela primeira vez, em 2019; e as duas espécies com maior mortalidade foram o Coral-de-fogo e o Coral-vela. As mesmas que estão sofrendo mais agora. Inclusive, a Coral-vela está ameaçada de extinção e é encontrada somente aqui no Brasil.

De acordo com os pesquisadores, a morte de corais tem consequências devastadoras tanto para a biodiversidade quanto para a economia. Eles protegem as praias da erosão e dão abrigo, alimento e áreas de reprodução para milhares de espécies. Ou seja, a perda dos corais afeta diretamente a pesca, o turismo e as comunidades costeiras.

Por outro lado, a onda de calor em 2024 foi menos intensa na região Sudeste do país e no sul da Bahia, gerando baixa mortalidade de corais justamente onde há maior diversidade de recifes.

O projeto Coral Vivo, responsável pelo relatório, surgiu há quase 30 anos, no Museu Nacional, Rio de Janeiro. Os pesquisadores querem compreender os ciclos de vida dos corais, e ajudar a desenvolver estratégias de conservação e recuperação de recifes.

*Com informações da Agência Brasil

© UFPE

Meio Ambiente Projeto Coral Vivo alerta para riscos à biodiversidade e economia São Luís (MA) 01/01/2025 - 13:47 Samia Mendes / Patrícia Serrão Gabriel Correa* - Repórter da Rádio Nacional corais quarta-feira, 1 Janeiro, 2025 - 13:47 1:38

Radioagencia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!