A Honda anunciou esta quinta-feira, dia 2 de janeiro, que vai construir uma nova fábrica no Japão para começar a produzir células de combustível a hidrogénio, um sistema que já está a ser desenvolvido de forma independente pela marca.
A Honda pretende começar a operar a nova central no ano fiscal que termina a 31 de março de 2028, utilizando parte do terreno e edifícios da fábrica de unidades motrizes, localizada na cidade Moka, no Japão, que parou a produção de componentes para unidades motrizes para automóveis em outubro de 2024.
A nova fábrica será a primeira dedicada à produção do sistema de células de combustível e, segundo a marca japonesa, contará com "equipamento de última geração para alcançar uma produção de alta eficiência e qualidade". O objetivo é ter uma capacidade anual de 30.000 unidades.
Conforme explica em comunicado, a Honda "esforçar-se-á por conquistar uma quota de 5% do mercado de camiões movidos a célula de combustível até 2030, e também perseguirá um objetivo ambicioso de conquistar uma quota de mercado de 30% por volta de 2040".
Leia Também: Por que estradas anda o Honda CRX português que tinha apenas 17km?
Noticias ao minuto