Além do jovem de 18 anos, Thiago Monteiro e Laura Pigossi ainda tentam vagas nas chaves principais de simples Sem perder sets, João Fonseca é campeão do Challenger 125 de Camberra
As chaves principais de simples do Australian Open, primeiro Grand Slam de 2025, a ser disputadas dia 13 de janeiro, em Melbourne. No qualifying, destaque para João Fonseca. O brasileiro enfrentou o argentino Federico Agustin Gomez e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0.
O jovem de 18 anos vem de 11 vitórias e dois títulos consecutivos, no Next Gen ATP Finals e no Challenger de Camberra. Por conta dos resultados, João se aproximou do top 100 do ranking mundial – deve ocupar a 113ª posição na atualização desta segunda-feira
Na próxima fase, João encara ou o cazaque Dmitry Popko ou Coleman Wong, de Hong Kong. Para se assegurar de vez na disputa principal, João ainda teria que fazer um terceiro jogo com adversário definido futuramente.
+ Opinião: com João Fonseca, estamos vendo nascer uma nova estrela do esporte
+ Campeão em Camberra, João Fonseca mira Australian Open: "Levar confiança"
+ Técnico de 6ª tenista do mundo é suspenso pela WTA por denúncias de abuso
João Fonseca foi campeão do Challenger de Camberra
Reprodução/X
Thiago Monteiro vence australiano
Thiago Monteiro, por sua vez, é o mais experiente tenista brasileiro na Austrália, com 30 anos. O cearense, que ocupa a 109ª posição no ranking mundial e chega ao quali como cabeça de chave, venceu o australiano Jason Kubler por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (4) e 7/6 (4).
No próxima quarta, Thiago volta à quadra para enfrentar o francês Valentin Royer.
Laura avança após vencer espanhola
Única mulher brasileira no quali, Laura Pigossi tenta emplacar bons resultados em torneios de simples. Atual 160ª no ranking da WTA, a brasileira venceu a espanhola Guiomar Maristany Zuleta, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1. Laura enfrenta a suíça Viktorija Golubic, na próxima quarta.
Laura Pigossi busca vaga na chave principal de simples do Australian Open
Caio Graça - Green Fotografias
Ao todo, 128 homens e 128 mulheres começaram disputando o qualifying do Australian Open. Após três rodadas, entre os dias 6 e 9 de janeiro, 16 tenistas de cada naipe sairão com vagas para as chaves principais de simples do Grand Slam.
+ Veja mais notícias relacionadas ao tênis
+ Siga o canal de esportes olímpicos e paralímpicos do ge no WhatsApp!
Os confrontos dos brasileiros na 1ª rodada do quali
Gustavo Heide abriu a participação brasileira e acabou sendo derrotado para Laslo Djere por 6/3 e 6/1. Felipe Meligeni perdeu para o francês Clement Chidekh ao abandonar a partida com dores em 6/4 e 1/6 e foi eliminado.
Thiago Monteiro entrará em ação no quali do Australian Open
Emmanuele Ciancaglini/Getty Images
Mais sobre o Australian Open
Disputado desde 1905, o Australian Open já teve diferentes nomes e sedes. O torneio costuma ser o primeiro Grand Slam do ano, abrindo a temporada de tênis. Até hoje, a maior campeã é a australiana Margaret Court, com 11 títulos. Entre os homens, Novak Djokovic lidera a lista, tendo levantado o troféu em 10 oportunidades.
No ano passado, os atuais líderes do ranking mundial se sagraram campeões em Melbourne. Aryna Sabalenka venceu a chave feminina depois de superar a chinesa Qinwen Zheng na final. A decisão masculina teve virada de Jannik Sinner para cima de Daniil Medvedev em cinco sets.
Sinner busca virada histórica e vence Australian Open
Além das disputas de simples, o Australian Open tem chaves de duplas masculinas, femininas e mistas e de tênis em cadeira de rodas.