Volante ex-Criciúma e Fortaleza encara setor com alta concorrência no Leão Veja gols e lances de Ronald, novo reforço do Vitória
Titular do Criciúma na última temporada, o volante Ronald encontra um setor com alta concorrência no Vitória. O clube rubro-negro manteve os titulares de 2024 e também se reforçou no setor com três peças até aqui, casos do ex-jogador do Tigre, além de Val e Thiaguinho, outras contratações de 2025.
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2025
Mas Ronald também tem suas armas para ganhar espaço no time. Uma delas ao antecipar o fim das férias para se apresentar ao Vitória. Apresentado oficialmente na última quinta-feira, o volante contou como foi a chegada ao clube, encarada como grande oportunidade profissional.
- O Carpini me ligou nas férias, falou sobre antecipar, voltar antes. Eu aceitei isso para ganhar um pouco de tempo, condição física, importante para a pré-temporada. No Nordeste, os estaduais são muito importantes, tem que começar vencendo. Tenho ciência disso. Espero começar da melhor forma.
"Venho para agregar. Sei da concorrência no meio-campo, muito forte e sólido. O Vitória tem muito a ganhar com isso, mas eu também com a minha carreira profissional. Quanto maior a concorrência, mais tenho que aumentar o meu sarrafo. Estou pronto para buscar o meu espaço".
Ronald chega ao Vitória com contrato válido até o final desta temporada. Além de Val e Thiaguinho, ele vai disputar posição com Ricardo Ryller, Willian Oliveira, Felipe Machado e Dionísio.
Ronald em apresentação no Vitória
Victor Ferreira / EC Vitória
Nova chance de brilhar no Nordeste
Ronald em Grêmio x Criciúma
Celso da Luz | Criciúma E.C.
Ronald fez base no Flamengo e Nova Iguaçu e se profissionalizou no Nacional Muriaé. Ele ainda passou pela Ponte Preta e Juventus de Jaraguá do Sul até chegar ao Fortaleza, em 2020, e viver o seu melhor momento.
Em 2022, Ronald fez 41 jogos pelo Fortaleza (sua melhor marca na carreira), com um gol e três assistências. Contudo, ele perdeu espaço no ano seguinte e passou por seguidos empréstimos.
Depois de passar por Cuiabá e Mirassol sem muito brilho, Ronald vestiu a camisa do Criciúma ao longo da temporada 2024. Ele entrou em campo em 32 jogos pelo Tigre, sendo 14 como titular. Marcou um gol e contribuiu com duas assistências.
- O Vitória é um clube gigante, com torcida apaixonada. Foi chato jogar contra o Vitória por causa da torcida. Vejo como grande oportunidade para a minha vida vestir a camisa do Vitória. O pessoal que veio, veio escolhido a dedo. Estou lisonjeado e espero entregar o máximo para permanecer no Vitória e me estabelecer no cenário brasileiro com a camisa do Vitória - disse.
Veja outros trechos da entrevista coletiva
União no Vitória
- Chegamos para agregar. Sabemos o que o grupo conquistou ano passado, com a nação empurrando o time. Todos se dedicavam, mas a torcida da torcida foi ideal.
Expectativa
- É um projeto muito grande para esse ano. São grandes campeonatos que vamos disputar, começando pelo Baiano, Copa do Nordeste, Sul-Americana, Brasileiro e Copa do Brasil. São grandes competições. A torcida me motivou bastante para vestir a camisa do Vitória. Estou muito feliz. Espero me dedicar bastante, trabalhar bastante, para as minhas principais características sejam fundamentais para o Vitória.
Características
- Sou um cara muito aguerrido. Ano passo fui um dos líderes do Criciúma em duelos defensivos. Tenho qualidade com a bola no pé também e, às vezes, acerto uns chutes de fora da área [risos]. Trabalho para evoluir no dia a dia, para que possa evoluir em todas as áreas.
Gol no Barradão
- Sou um cara que não faço muitos gols, mas pretendo buscar esse ano. Chego bastante na área. Estou ansioso por esse primeiro gol. Tomara que seja sábado, não sei se vou ser titular. A comemoração a gente prepara na hora. Mas estou ansioso em ver a torcida e vibrar.