Atacante fecha ciclo como atleta de futebol com a camisa do Itabaiana, clube pelo qual foi revelado Matheus Nascimento, o MN11, vive as últimas horas como jogador profissional. Mais tarde, no Mendonção, ele entrará em campo pelo Itabaiana para enfrentar o Carmópolis, pela primeira rodada do Campeonato Sergipano de 2025.
Carrossel Matheus
Infoesporte
Ele chegou a anunciar a aposentadoria em abril do ano passado, mas volta em 2025 para ter um jogo de despedida.
- Sentimento único. Depois de um longo tempo parado, todos sabem que meu último jogo foi contra o Confiança na semifinal do estadual de 2024. Não está sendo fácil, mas com a ajuda dos preparadores, treinadores e dos jogadores estou buscando ficar na melhor condição possível - disse Matheus.
A quatro dias de completar 42 anos, ele pretende dar um tempo do futebol para se dedicar a outras coisas, mas não descarta continuar no esporte, porém fora das quatro linhas.
- Acho que tenho que procurar novos rumos. Já são 22 anos profissionais com uma carreira fora do país. Quero buscar algo novo e estou chegando aos 42 anos. Às vezes a cabeça pensa e o corpo não obedece. No momento, vou me dedicar a outras coisas, mas nunca vou fechar as portas para o futebol. Recebo sempre convites para trabalhar como scout e outras funções, mas por agora quero somente descansar e pensar em outras coisas - contou .
Com despedida do futebol marcada, Matheus volta aos treinos no Itabaiana
Apesar de não ser o time que mais defendeu, o Itabaiana é a equipe mais marcante na carreira profissional de Matheus.
- No futebol, o Itabaiana significa tudo porque foi quem abriu as portas para eu começar no futebol. Depois, tive o privilégio de vir e acabar encerrando no clube que sou torcedor fanático. É gratificante para mim - disse Matheus Nascimento.
Natural de Ribeirópolis, ele era habilidoso nas quadras. Jogava em um time de futsal da cidade e a passagem para os gramados foi através de Marcos Mendonça, que treinava o Tricolor da Serra na época.
Matheus no time do Itabaiana campeão sergipano de 2005
Reprodução/FSF
Na primeira passagem pelo Itabaiana, Matheus começou nas categorias de base do clube, se profissionalizou e conquistou o Campeonato Sergipano de 2005, sendo eleito o craque da competição. Depois fez longa carreira na Europa.
Ele chegou em Portugal para jogar no Marco, clube da 2ª divisão do país. O futebol apresentado por lá chamou a atenção de dirigentes do Braga, que o contrataram. Em seguida ele foi emprestado para Beira-Mar e Vitória de Setúbal, retornando posteriormente ao Braga.
Matheus foi treinado por Jorge Jesus no Braga
Arquivo Pessoal
No Braga, ele virou o MN99 e fez história conquistando a Taça da Liga (2007/2008) e uma Copa Intertoto (2008). Chegou a fazer dois gols contra o Arsenal, da Inglaterra, pela Liga dos Campeões de 2010/11. Durante o período na equipe chegou a ser treinado por Jesualdo Ferreira e Jorge Jesus.
Ficou lá até a metade aquela temporada quando foi transferido para o Dnipro, da Ucrânia. Lá, se tornou ídolo e foi vice-campeão da Liga Europa 2014/2015, com direito a assistência na final. Atuou em 151 jogos e marcou 48 gols, durante cerca de seis anos.
Matheus Nascimento Dnipro Metalurh Donetsk
Reprodução / Site Oficial
Em 2016, o clube chinês Shijiazhuang Ever Bright pagou cerca 1,5 milhões de euros para tirar o sergipano do Dnipro. Foram 80 jogos e 41 gols.
Matheus Nascimento atuando na China
Shijiazhuang Ever Bright F.C
Ao retornar, em 2023, Matheus Nascimento voltou a ser o MN 11 e foi peça importante na conquista do Campeonato Sergipano, sendo eleito o craque da competição. Desde o retorno, foram 30 jogos com a camisa tricolor e sete gols marcados.
Matheus Nascimento com camisa comemorativa do Itabaiana
Wendell Rezende
Na carreira, ele ainda vestiu as camisas de Confiança e Sergipe.