Running back se iguala a recordista de jogos com mais de 150 jardas na pós-temporada e lidera equipe à segunda rodada O Baltimore Ravens contratou o running back Derrick Henry antes da temporada 2024-25 da NFL para tirar um pouco da pressão dos ombros do quarterback Lamar Jackson nos playoffs. Neste sábado, ele mostrou por que o investimento foi bem feito. O "Rei" conquistou 186 jardas e marcou dois touchdowns na vitória sobre o arquirrival Pittsburgh Steelers, 28 a 14, no M&T Bank Stadium de Baltimore.
Derrick Henry (22), do Baltimore Ravens, deixa defensor do Pittsburgh Steelers para trás
Scott Taetsch/Getty Images
NFL: defesa engole Herbert, Texans batem Chargers e avançam
Cairo Santos revela o que gritou após acertar field goal na NFL: "Caraca, Drogba"
A marca permitiu a Henry igualar um recorde pertencente ao lendário Terrell Davis, bicampeão da NFL, com quatro jogos de 150 jardas terrestres ou mais na pós-temporada. O running back também se tornou o terceiro jogador com mais jardas terrestres em seus primeiros oito jogos de playoff na liga, com 918, atrás apenas de Davis e John Riggins, ambos membros do Hall da Fama do futebol americano.
Não foi só Henry que atropelou os Steelers. As 298 jardas terrestres conquistadas pelos Ravens foram o maior total já sofrido por Pittsburgh num jogo de playoffs. Os hexacampeões da NFL sofreram sua sexta derrota seguida nos playoffs, pior sequência na história da franquia.
Agora, Baltimore espera o jogo entre Buffalo Bills, segundo cabeça de chave, e Denver Broncos para conhecer seu adversário na segunda rodada. Caso os Bills vençam, os Ravens terão de viajar a Buffalo para enfrentá-los. Caso os Broncos vençam, o time de Baltimore enfrentará o Houston Texans em casa.
Massacre nos primeiros 30 minutos
O primeiro tempo pertenceu ao Baltimore Ravens. Na defesa, permitiu apenas duas primeiras descidas aos Steelers. No ataque, marcou o primeiro touchdown em sua primeira posse de bola, uma campanha de 95 jardas encerrada num passe de 15 jardas de Lamar Jackson para Rashod Bateman. No segundo quarto, veio o segundo touchdown, anotado por Derrick Henry numa campanha de 85 jardas em 13 jogadas, todas corridas.
Nos dois minutos finais, os Ravens ainda avançaram mais 90 jardas para seu terceiro touchdown, um passe de 5 jardas de Lamar Jackson para Justice Hill, e abriram 21 pontos de vantagem. Baltimore terminou o primeiro tempo com 308 jardas conquistadas em 41 jogadas - 100 delas vindo pelas pernas de Henry -, contra apenas 17 jogadas e 60 jardas obtidas por Pittsburgh.
Reação frustrada
Os Steelers enfim chegaram ao M&T Bank Stadium no terceiro período. A defesa segurou os Ravens no meio do campo e o treinador John Harbaugh decidiu devolver a bola numa quarta descida para uma jarda, o que rendeu algumas vaias da torcida. Parecia que as arquibancadas sabiam o que viria: mesmo com o punt colocando Pittsburgh com as costas na parede, o ataque caminhou 98 jardas, 38 a mais do que em todo o primeiro tempo, em nove jogadas para marcar seu primeiro touchdown, num passe de 30 jardas de Russell Wilson para Van Jefferson.
NFL: wild card tem revanche de jogo do Brasil e oito ex-campeões
NFL: confira o calendário completo da temporada 2024/25
Os Ravens responderam em seguida, mais uma vez através das pernas de Henry. O running back marcou seu segundo touchdown na partida numa corrida de 44 jardas - graças a um buraco aberto pela atenção da defesa a Jackson. Mas Pittsburgh voltou a pontuar em outra jogada longa, um passe de 36 jardas de Wilson para touchdown de George Pickens.
Os Steelers ainda acreditavam. A 6min14s do fim, porém, o ataque arriscou uma quarta descida para 15 jardas no campo do adversário, mas não conseguiu conquistar a primeira descida. Os Ravens recuperaram a posse de bola e gastaram o relógio até o final.