O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), viveu momentos de forte emoção no último dia 1º de janeiro, durante a cerimônia de posse do novo prefeito de Barra de São Miguel, cidade administrada por seu pai, Benedito de Lira (PP).
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), viveu momentos de forte emoção no último dia 1º de janeiro, durante a cerimônia de posse do novo prefeito de Barra de São Miguel, cidade administrada por seu pai, Benedito de Lira (PP). O veterano político, que não pode estar presente, precisou se submeter a uma cirurgia não programada na noite anterior.
Benedito, carinhosamente conhecido como Biu, aos 82 anos, já era motivo de preocupação durante a campanha eleitoral, dada a sua avançada idade. Com a ausência do prefeito, o vice, Henrique Alves Pinto, foi quem fez o juramento de posse na Câmara de Vereadores. No entanto, após o discurso do vice, Arthur Lira decidiu quebrar o protocolo e explicou a razão da falta do pai. "Todos se dedicaram para garantir a continuidade do trabalho do ex-senador e atual prefeito Benedito de Lira, que deveria estar aqui, mas, por motivos alheios à sua vontade pessoal, teve de passar por uma cirurgia na noite de ontem", afirmou Lira.
Ele acrescentou que, apesar do susto, a operação foi bem-sucedida e que seu pai estava se recuperando rapidamente, pronto para reassumir o cargo que foi novamente confiado a ele pela população, que o reelegeu com 68% dos votos válidos em Barra de São Miguel, um município litorâneo alagoano com pouco mais de 8.000 habitantes. Biu também tem uma trajetória política significativa, tendo sido senador entre 2011 e 2018 e deputado federal.
Em um episódio recente, no dia 1º de fevereiro de 2023, Arthur Lira interrompeu uma sessão na Câmara após seu pai passar mal no plenário. Benedito foi socorrido por brigadistas e atendido pela equipe médica da Casa, sendo posteriormente levado de ambulância a um hospital privado em Brasília. A interrupção da sessão ocorreu por volta das 10h43, enquanto o deputado Átila Lins (PSD-AM) realizava a chamada dos deputados eleitos.
Deputados próximos a Benedito sinalizaram a Arthur Lira, que estava na presidência, sobre a situação de seu pai. Imediatamente, Lira reagiu: "É meu pai", e acionou o departamento médico. Ele deixou a presidência para acompanhar o ocorrido. Após cerca de 15 minutos, a sessão foi retomada, e Arthur Lira voltou a conduzi-la por volta das 11h20, sendo recebido com aplausos e visivelmente emocionado.
Benedito de Lira (PP) morreu na manhã dessa terça-feira (14), aos 82 anos. Biu de Lira, como era conhecido, fazia tratamento contra um câncer e estava internado desde o dia 31 de dezembro no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, após ser submetido a uma cirurgia de emergência. Ele morreu após uma parada cardíaca. Com a morte dele, quem assume o cargo é o vice-prefeito, eleito em 2024, Henrique Alves Pinto (PP), de 42 anos.
Natural de Junqueiro, no interior do Estado, Benedito de Lira se formou em direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 1972. Na vida política, ele ocupou os cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Biu também foi candidato a vice-governador de Alagoas em 1998.