O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, morreu na madrugada deste domingo, 2, aos 85 anos.
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, morreu na madrugada deste domingo, 2, aos 85 anos. O magistrado sofreu falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, há cerca de uma semana. Nascido em Minas Gerais, Sepúlveda passou a integrar a equipe de ministros da Suprema Corte em 1989, deixando o STF em 2007. O ex-ministro tinha problemas pulmonares por ter fumado durante toda a vida, inclusive cachimbo. No entanto, ele abandonou o vício após o nascimento de sua neta, em março de 2010. A expectativa é de que o corpo de Pertence seja velado no prédio do Supremo. A data e o horário do velório ainda não foram divulgados. Pelas redes sociais, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, lamentou a morte de Sepúlveda Pertence, prestou condolências aos familiares e lembrou sua defesa da democracia. “O Brasil perdeu um grande e incansável defensor da Democracia com a morte de Sepulveda Pertence. Notável advogado, jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal, deixará um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça. Meus sentimentos aos seus familiares”, escreveu o também ministro do STF no Twitter.
Outro ministro do Supremo que já se manifestou foi Luís Roberto Barroso, que falou de Pertence como um jurista “brilhante, íntegro e adorável”. “Influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”, escreveu também nas redes sociais, lamentando a morte do colega. “É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF”, comentou. O ministro Gilmar Mendes, que chegou a ser colega de Sepúlveda Pertence, disse que magistrado foi “um dos mais distintos juristas brasileiros” e também citou sua luta em defesa da democracia. “Atuou na resistência à ditadura e na reconstrução democrática que resultou na CF de 1988. Foi brilhante como PGR e como Ministro do STF, onde com muito orgulho fui seu colega. Muito me pesa seu falecimento”, escreveu.
Entre parlamentares, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo Lula na Câmara, falou em “profunda tristeza e pesar a notícia da morte do companheiro advogado”. “Ele deixa um forte legado em defesa da democracia e de respeito máximo à Constituição Federal. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, mencionou. Os ministros Rui Costa e Paulo Teixeira também já se manifestaram, exaltando o “legado marcado pela ética e a defesa incansável dos princípios democráticos” deixado por Sepúlveda Pertence. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participa das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, ainda não se manifestou publicamente.
O Brasil perdeu um grande e incansável defensor da Democracia com a morte de Sepulveda Pertence. Notável advogado, jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal, deixará um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça. Meus sentimentos aos seus familiares.
— Alexandre de Moraes (@alexandre) July 2, 2023
Sepúlveda Pertence, foi um dos mais distintos juristas brasileiros. Atuou na resistência à ditadura e na reconstrução democrática que resultou na CF de 1988. Foi brilhante como PGR e como Ministro do STF, onde com muito orgulho fui seu colega. Muito me pesa seu falecimento.
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) July 2, 2023
É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF. Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós.
— Luís Roberto Barroso (@LRobertoBarroso) July 2, 2023
Recebi com profunda tristeza e pesar a notícia da morte do companheiro advogado Sepúlveda Pertence, aos 85 anos. Ele deixa um forte legado em defesa da democracia e de respeito máximo à Constituição Federal. Meus sentimentos aos familiares e amigos.
— José Guimarães (@guimaraes13PT) July 2, 2023
Quero prestar minhas homenagens à vida do ministro Sepulveda Pertence! Um brasileiro gigante que brilhou por onde passou! Meus sentimentos a toda sua família!
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) July 2, 2023
Sepúlveda Pertence colocou a sua vida profissional e a sua vida em defesa da democracia. Esteve sempre defendendo os princípios básicos da Constituição, que tem como fio condutor a dignidade humana. O Brasil amanhece mais triste com a sua morte.
— Erika Kokay (@erikakokay) July 2, 2023
Com profundo pesar, recebi a notícia da morte do ex-ministro e presidente do STF, Sepúlveda Pertence. Um dos maiores juristas brasileiros, ele deixa um legado marcado pela ética e a defesa incansável dos princípios democráticos. Meus sentimentos aos familiares e amigos.
— Rui Costa (@costa_rui) July 2, 2023
A morte de Sepúlveda Pertence, notável ministro do STF e um irmão q a vida me deu. Me chocou. Ele gostava de mim, eu gostava dele. Eu o respeitava mto. Notícia perversa hj. Queria José Paulo Sepúlveda Pertence vivo por
mto, mto tempo!!!— Arthur Virgílio (@Arthurvneto) July 2, 2023