Meio ambiente Meio Ambiente

Moradores denunciam lesões em capivaras no Rio de Janeiro

Algumas capivaras da Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio, foram avistadas com ferimentos.

Por Rede Vida Brasil

19/07/2023 às 13:07:35 - Atualizado há

Algumas capivaras da Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio, foram avistadas com ferimentos. Moradores da região notaram as lesões e denunciaram, cogitando que os animais tivessem sido apedrejados, porém, em outras ocasiões o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres teve ocorrências parecidas, quase todas com ferimentos causados por disputa de território.

As capivaras são conhecidas como animais territorialistas e os machos por serem brigões. Dessa vez, as capivaras Armando e Judite foram os feridos. O macho está ferido há um mês, mas a patrulha ambiental ainda não conseguiu capturá-lo, e a fêmea ainda não foi vista novamente na região. Segundo o biólogo Mario Moscatelli, a população de capivaras na Lagoa diminuiu nos últimos anos.

Em março, a capivara Margarida foi encontrada morta no mangue e retirada por uma equipe da Comlurb. De acordo com Moscatelli, alguns moradores relataram que Margarida foi apedrejada e machucada, fugindo para o mangue se afogando. Margarida já havia sido vítima em outros episódios. Caso encontre algum animal silvestre que esteja com sua vida em risco ou tenha uma denúncia a fazer, ligue para a Secretaria Municipal Clima e Tempo, usando o disque 1746.

* Com supervisão de Léo Rodrigues.

Meio Ambiente Rio de Janeiro 19/07/2023 - 12:25 Vitória Elizabeth/ Renata Batista Yuri Miltersteiner* - Estagiário da Rádio Nacional capivaras Lagoa Rodrigo de Freitas quarta-feira, 19 Julho, 2023 - 12:25 117:00
Comunicar erro
Rede Vida Brasil

© 2024 REDE VIDA BRASIL
Av Sebastião Lourenço esquina com a rua da paz Jardim Brasília

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Rede Vida Brasil