Pressionado pela sequência negativa, com apenas uma vitória nos últimos 14 jogos, o Santos enfrenta o Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, neste domingo, 23, às 16h, na Vila Belmiro, para tentar aliviar a crise.
Pressionado pela sequência negativa, com apenas uma vitória nos últimos 14 jogos, o Santos enfrenta o Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, neste domingo, 23, às 16h, na Vila Belmiro, para tentar aliviar a crise. O alvinegro paulista defende um tabu de 10 anos sem perder para o clube carioca no Estádio Urbano Caldeira – a última derrota do Peixe para o rival dentro de sua casa aconteceu no dia 15 de setembro de 2013, por 2 a 1, em duelo pela 21ª rodada do Brasileirão daquele ano. Desde então, foram oito jogos dos santistas como mandantes, com sete vitórias e um empate. Desta vez, porém, o time comandado por Paulo Turra terá uma missão bastante complicada: o time de General Severiano tem a melhor defesa da competição, com 7 gols sofridos em 15 jogos, o segundo melhor ataque, não sofre gols no torneio nacional há seis rodadas e, além disso, é o melhor visitante da atual edição, com cinco vitórias em sete partidas. Apesar de os números apontarem para um favoritismo do líder, que terá o treinador português Bruno Lage no banco pela segunda vez, o Santos aposta na estreia de um reforço recém-contratado e na mudança de seu esquema tático para somar três pontos e fazer as pazes com o seu torcedor.
Para o confronto deste domingo, o técnico Paulo Turra vai escalar como titular o volante Jean Lucas, anunciado pelo Santos na última semana, que fará sua reestreia pelo clube depois de uma passagem pela Vila em 2019. “Menino da Vila adotado”, como a torcida costuma se referir ao atleta, o camisa 8 deve formar o meio-campo do Peixe ao lado de Rodrigo Fernandez, Dodi e Lucas Lima, em um 4-4-2 – Marcos Leonardo e Mendoza devem formar a dupla de ataque. Jean Lucas não atua desde outubro e não deve jogar os 90 minutos, mas ganhou a confiança da comissão técnica nos primeiros treinos com os companheiros. A provável escalação do Santos é a seguinte: João Paulo; João Lucas, Joaquim, Messias e Dodô; Rodrigo Fernandez, Dodi, Jean Lucas e Lucas Lima; Mendoza e Marcos Leonardo.
O Botafogo, por sua vez, tem a oportunidade de voltar a abrir 12 pontos para o vice-líder do campeonato. No sábado, 22, o Flamengo tropeçou no Maracanã e empatou em 1 a 1 com o América-MG. Com isso, o time de Jorge Sampaoli parou na terceira colocação, com 28 pontos, 11 a menos que o rival carioca. A vice-liderança é ocupada pelo Grêmio, que bateu o Atlético-MG por 1 a 0 e chegou aos 29 pontos. Bruno Lage terá dois desfalques: o zagueiro Victor Cuesta está suspenso e não formará a dupla de zaga ao lado de Adryelson; no meio-campo, Eduardo, um dos principais destaques da equipe, sequer foi relacionado, em razão de um problema físico. Assim, o português deve escalar o zagueiro Philipe Sampaio e o meia Gustavo Sauer. O provável Botafogo é: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Sampaio e Marçal; Tchê Tchê, Marlon Freitas e Gustavo Sauer; Júnior Santos, Luis Henrique e Tiquinho Soares.