A temporada de baleias no litoral brasileiro já começou.
A temporada de baleias no litoral brasileiro já começou. A bordo de embarcações, turistas podem ver, de perto e no ambiente natural,os saltos, o bater das longas nadadeiras, os borrifos e o nado imponente dos mamíferos.
A presença das gigantes, principalmente jubartes e francas, movimenta a economia e o turismo de observação natural.
As baleias jubartes podem atingir 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas. No Brasil, já são mais de 30 mil jubartes.
Elas se distribuem de São Paulo até o Rio Grande do Norte. Mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, no norte do Espírito Santo, e sul da Bahia, onde fica o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
As jubartes têm um comportamento migratório. No verão ficam nas áreas polares, na região Antártica, se alimentando. No inverno, migram para as áreas tropicais, como o litoral brasileiro, para se reproduzirem.
Elas começam a aparecer em junho e ficam até novembro. Ano após ano voltam para se reproduzir ou ter filhotes.
O diretor-presidente do Projeto Baleia Jubarte, Eduardo Camargo, destaca a importância das baleias para o turismo.
Outra gigante vista no país é a baleia franca, que pode medir até 18 metros e pesar 60 toneladas. Em Santa Catarina, a Rota da Baleia Franca é um destino turístico que integra os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna.
O primeiro filhote nascido neste ano, no litoral catarinense, foi registrado no fim de junho, na praia de Itapirubá Sul, em Laguna. A mãe foi uma das primeiras baleias avistadas nesta temporada.
O nascimento do filhote aconteceu antes do esperado, como conta a diretora do Projeto ProFRANCA, Karina Groch.
A temporada de baleias no Brasil vai de junho a novembro. O turismo de observação desses mamíferos é uma atividade que gera cerca de US$ 2 bilhões por ano no mundo.