Milhares de mutirões de limpezas em mais de 191 países acontecem simultaneamente no Dia Mundial da Limpeza, neste sábado. O Brasil participa com diversas ações em todo o país para recolher o lixo descartado em ruas, florestas, rios e mares.
A data mobiliza a sociedade civil reforçando a mensagem de que a terra é a nossa casa e que não temos a opção de um planeta B para viver. A intenção é conscientizar as pessoas sobre o descarte adequado do lixo e a importância de diminuir a poluição.
Na capital fluminense, voluntários recolheram lixo despejado nas águas da Baía de Guanabara, na Ilha do Governador, na zona norte da cidade.
Voluntários também farão o trabalho em várias praças, parques e praias da cidade, como Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca.
Nos últimos anos da campanha, mais de 344 mil toneladas de resíduos descartáveis foram coletadas. No Brasil, o Instituto Limpa Brasil, é o organizador nacional da campanha e fica responsável pelas iniciativa nos mais de 1.200 municípios, e pela contabilização do Lixo.
A expectativa é reunir cerca de meio milhão de voluntários na campanha deste ano.
Meio Ambiente Rio de Janeiro 16/09/2023 - 16:40 Nádia Faggiani / Alessandra Esteves Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional mutirão Limpeza lixo Dia Mundial da Limpeza sábado, 16 Setembro, 2023 - 16:40 1:18Radioagencia