Apesar de já não ser necessário o selo estar visível no para-brisas, é necessário todos os condutores terem consigo a ficha de inspeção do veículo, com o mesmo aprovado.
Se este não for o caso, a multa pode ir dos 250 aos 1.250 euros. O valor da coima é maior no caso de circular com passageiros e/ou mercadorias.
Se por outro lado já realizou a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), mas não tem a ficha correspondente em sua posse, a multa é de 60 euros.
Quando deve levar o veículo à Inspeção?
Se tem um veículo novo, saiba que a primeira inspeção obrigatória para os automóveis ligeiros de passageiros tem de ser marcada quatro anos após a data da primeira matrícula. Daí em diante é necessário realizar a inspeção de dois em dois anos até o automóvel perfazer oito anos. A partir dessa altura, a inspeção obrigatória passa a ser anual.
Todos os veículos devem ser apresentados às respetivas inspeções até ao dia e mês do registo da matrícula. Se preferir agendar antes pode fazê-lo durante os três meses que antecedem a data e o dia da matrícula.
Nunca se esqueça é dos documentos obrigatórios para a realização da inspeção: livrete ou Documento Único Automóvel (DUA) e a ficha da última inspeção (no caso de ser a primeira inspeção não é necessário este documento).
No que diz respeito a preços, estes aumentaram em 2024. Fique a par dos valores de todas as categorias.
Noticias ao minuto