Uma semana ao volante do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV fez-nos perceber que esta oferta da marca japonesa é diferenciada.
Uma semana ao volante do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV fez-nos perceber que esta oferta da marca japonesa é diferenciada... a vários níveis. Foram mais de 1000 quilómetros realizados a bordo deste híbrido que tem uma bateria de 17,8 kW de capacidade e um motor Wankel de injeção direta de 1660cc, que trabalha como gerador.
Sim, este bloco a gasolina de 75 cv e um binário de 116 Nm quando trabalha tem a função de alimentar o pacote de baterias de iões de lítio, ou seja, não tem impacto direto no movimento do carro. O motor que faz este MX-30 'mexer-se' é o elétrico de 170 cv de potência.
Esta combinação faz com que a autonomia ronde os 600 quilómetros. Ao dispor do condutor, o Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV tem três modos de condução. O primeiro é o EV, que faz com que o veículo se mova apenas com energia elétrica. O 'Normal' proporciona também uma condução elétrica, caso exista carga suficiente. Caso contrário, o gerador do motor a gasolina será ativado.
Por fim, o modo 'Charge' é aquele que utilizamos quando queremos que o motor entre em ação para carregar a bateria. Contudo, quando esta baixa dos 45% de energia, o motor entra sempre em ação automaticamente, de modo a recarregar a bateria.
O carregamento da bateria é extremamente rápido e isso foi um dos pontos muito positivos deste MX-30. Para 'encher' dos 20 aos 80%, bastam apenas 25 minutos se o carregador for de 35 kW. Caso se utilize um carregador com uma potência de 11 kW é preciso uma 1h40m para atingir os 100%, que nos oferecem cerca de 85 km de autonomia.
Isto na prática faz do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV um ótimo amigo para a circulação em cidade, uma vez que o motor rotativo entra muitas vezes em ação para carregar o pacote de baterias deste modelo. Pode, por exemplo, adotar-se uma condução elétrica até à bateria esgotar metade da carga. Depois disso, o motor a combustão ajuda-nos a um eficiente controlo dos consumos e vai-nos oferecendo mais energia elétrica, à medida que são realizados quilómetros. Claro que esta não é uma situação inesgotável, mas que ajuda a poupar euros... ajuda.
O mesmo não acontece numa condução de longa distância, uma vez que o motor a gasolina está de forma constante a trabalhar. Isto faz os consumos não serem tão meigos para a nossa carteira, embora o facto de a velocidade máxima estar limitada aos 140 km/h ajudar a que não se cometa excessos. Nem de velocidade, nem de consumo.
Design no ponto, mas...
A imagem deste crossover da Mazda está muito bem conseguida. Os nipónicos não fugiram à sua identidade e quiseram até inovar. Só que nem sempre a inovação vem de mãos dadas com a praticidade. As portas traseiras têm uma arquitetura diferente e abrem ao contrário. Até aqui tudo bem, mas este pormenor torna-se menos positivo quando é necessário abrir a porta da frente para o passageiro entrar para a parte de trás do veículo.
Além disso, o espaço na parte traseira também podia ser mais generoso. Só que a Mazda preferiu colocar mais litros disponíveis na bagageira (no total são 350, 1.150 com os bancos rebatidos).
No que diz respeito ao interior deste Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV, importa sublinhar a qualidade dos seus materiais. Testámos a versão com o equipamento Urban Expression e o interior destaca-se pelo estofos pretos que contrastam com a cortiça utilizada na consola central. Cortiça essa que é portuguesa! Esta foi fornecida pela Amorim Cork Composites, unidade de negócio da Corticeira Amorim.
"Os automóveis já não servem apenas para deslocar os passageiros do ponto A ao ponto B, pelo que é importante aumentar o prazer durante as viagens. Isto é, fazer com que as pessoas apreciem o tempo que estão no carro", disse Tomiko Takeuchi, project manager deste MX-30.
Dotado de várias assistências à condução, como a manutenção na faixa de rodagem, alerta de atenção do condutor nos retrovisores, a câmara de 360 graus, destaque também para o ecrã de infoentretenimento de 8,8 polegadas e para o ecrã tátil destinado apenas à climatização, de fácil manuseamento.
Os preços do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV em Portugal iniciam nos 40.927 euros.