As Forças Armadas vão atuar em articulação com órgãos de segurança do Rio de Janeiro para garantir a segurança dos participantes da Cúpula de Líderes do G20.
Pelo decreto assinado pelo presidente Lula nesta sexta-feira, 8, a autorização da Garantia da Lei e da Ordem, a GLO, vale no período de 14 a 21 de novembro.
As Forças Armadas vão atuar em articulação com os órgãos de segurança do Rio, na proteção das delegações estrangeiras, garantido um ambiente seguro para todos envolvidos no evento. Cabe aos militares seguir as ações prevista no Plano Estratégico de Segurança para a Cúpula.
O plano prevê que as Forças Armadas atuem nos perímetros de segurança do Museu de Arte Moderna; na Marina da Glória; no monumento a Estácio de Sá; no perímetro externo do Aeroporto do Galeão e nos locais de hospedagem das delegações dos Chefes de Estado. Além das vias de acesso e trânsito das delegações.
O Ministério da Justiça também acionou 95 agentes da Força Nacional para o policiamento no entorno do evento e nos locais das conferências.
A Cúpula do G20 ocorre nos dias 18 e 19 de novembro e vai reunir delegações dos 21 membros do grupo e organizações convidadas, totalizando 56 delegações. 40 chefes de estado e dirigentes de organizações internacionais estão confirmados para o evento.
Antes da Cúpula, acontece ainda o G20 Social, espaço de articulação da sociedade civil, entre os dias 14 e 16 de novembro, no centro do Rio.
Segurança Governo também acionou 95 agentes da Força Nacional Brasília 09/11/2024 - 16:50 Paula de Castro - Marizete Cardoso Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional GLO G20 segurança Forças Armadas sábado, 9 Novembro, 2024 - 16:50 1:45Rádio Agência